Investir em ações de marketing para atrair clientes é fundamental para divulgar a marca, gerar interesse nos produtos e serviços e facilitar a jornada de compra dos consumidores.
Mas, afinal, quais são as estratégias que não podem ficar de fora de um bom plano de comunicação?
O que é essencial para uma tática funcionar e gerar os resultados esperados?
Quais são as principais ações de marketing?
Essas são perguntas que respondi ao longo deste guia.
Para descobri-las, é só continuar lendo!
Quais são as principais ações de marketing para atrair clientes?
Na lista de principais ações de marketing para atrair clientes para uma empresa, estão:
- Inbound marketing;
- SEO e SEO local;
- Redes sociais;
- Anúncios patrocinados;
- E-mail marketing;
- Versão freemium ou um período de teste grátis.
Inbound marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia que se concentra em atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante.
Neste caso, ao invés de abordar o comprador de uma hora para outra, vendendo algo que talvez nem seja do seu interesse, as ações de inbound marketing tem como foco fazer com que a empresa participe da jornada do cliente.
Para isso, a tática envolve a criação de conteúdo de qualidade que oferece respostas aos principais desafios e problemas dos potenciais clientes, e pode ser distribuído por vários canais, entre eles as redes sociais, e-mail marketing e blogs.
No inbound marketing, a atração de clientes acontece justamente pelo interesse no conteúdo relevante, que se desenvolve em diferentes formatos ao longo da jornada do lead.
Sendo assim, ao longo dessa jornada, o lead inicia tomando consciência sobre determinado problema ou desafio, e termina aprendendo sobre a solução que sua empresa oferece para isso. É dessa maneira que acontece a conversão, ou seja, a geração de leads.
Vale a ressalva de que o inbound é uma estratégia que traz resultados em médio a longo prazo, pois é preciso construir a autoridade dos seus conteúdos e fazer com que os leads cheguem ao acesso desse material.
Para aprender mais sobre como usar essa estratégia e atrair clientes, leia o artigo: “Inbound marketing no mercado B2B: 4 dicas sobre como começar!”.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca visa melhorar o posicionamento das páginas de um site em plataformas de busca como o Google.
Para isso, ele envolve a produção de conteúdo relevante e otimizado, que responda às principais dúvidas de seus clientes.
Para encontrar esses temas, você pode usar ferramentas, como Google Keyword Planner.
Dessa forma, quando alguém faz uma pesquisa no Google, a sua página tem mais chances de ocupar as primeiras posições dos resultados de pesquisas e receber o clique do usuário.
Se você tem uma empresa que atende a pessoas de uma região específica, usar o SEO local também é uma boa estratégia.
Com ele, você estará bem posicionado para pesquisas regionais, por exemplo, “consultoria contábil em Ribeirão Preto”.
Para isso, o primeiro passo é acessar o Google Meu Negócio e atualizar gratuitamente o perfil da sua empresa.
Redes sociais
Quando a busca é sobre o que devo fazer para atrair clientes, as redes sociais são respostas certeiras.
Segundo um estudo recente realizado pelo Statista, 159 milhões de pessoas no Brasil usam redes sociais diariamente. Com isso, elas se tornaram presença obrigatória em todo plano de ação de marketing e vendas. Afinal, por meio delas, é possível:
- apresentar a empresa e suas soluções;
- criar anúncios segmentados;
- desenvolver conteúdo relevante;
- atrair usuários para o site compartilhando links e campanhas;
- manter o relacionamento, contribuindo para fidelização;
- divulgar promoções e mais.
Sem falar que as redes sociais também permitem que você use seus recursos para captar leads qualificados e iniciar o processo de prospecção e vendas. É justamente isso que vamos ver no próximo tópico.
Anúncios patrocinados
Os anúncios patrocinados podem ser feitos por meio de campanhas em canais como Facebook e Instagram Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, Youtube, e até mesmo no TikTok.
Para elaborá-los, é preciso criar uma conta profissional no canal em que você deseja anunciar e seguir o passo a passo proposto.
Esses anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisa, feeds de notícias, em portais, blogs, e também podem ser direcionados para pessoas que já acessaram seu site, mas saíram sem concluir uma compra.
É você quem decide onde, como, quando e para quem a sua publicidade deve aparecer.
Uma das grandes vantagens dessa estratégia é a possibilidade de segmentação de público.
Isso porque o recurso permite que você defina o perfil do público que deve ser impactado, considerando fatores como localização, idade, interesses, comportamento e outros critérios.
Isso garante que os anúncios sejam exibidos para o público que você deseja e aumenta as chances de clique, levando visitantes qualificados para suas páginas de destino.
E-mail marketing
Em um primeiro momento você pode pensar que o e-mail marketing não é uma estratégia de atração. Entretanto, se pensar que um lead que recebe um e-mail pode se interessar por um produto ou serviço e concluir uma compra ou pedido, isso significa que o e-mail pode, sim, atrair clientes pagantes para a empresa.
Se você implementa ações de geração de leads ou faz buscas ativas por contatos para prospectar, você tem uma lista de e-mails de pessoas que ainda são apenas potenciais compradores. Logo, é importante usar o e-mail para transformá-los em clientes reais.
Contudo, lembre-se de usar a automação de marketing para tornar essas mensagens personalizadas e segmentadas conforme o perfil, demandas e estágio do processo de compra de cada lead.
Vale a pena destacar que o e-mail também é uma ferramenta essencial para o fluxo de prospecção ativo de uma empresa, sobre o qual falo no vídeo a seguir.
Ofereça uma versão freemium ou um período de teste grátis
A última ação de marketing para atrair clientes dessa lista é especialmente voltada para empresas que trabalham com SaaS ou prestação de serviço.
Oferecer versões freemium ou períodos de teste grátis são estratégias que funcionam como um primeiro passo para a empresa, posteriormente, incentivar potenciais clientes a adquirir a versão paga ou completa.
A versão freemium é uma versão gratuita de um produto ou serviço que oferece um conjunto limitado de funcionalidades.
A ideia é que os usuários experimentem a plataforma e vejam como ela funciona antes de decidir se querem adquirir a versão paga ou completa.
Já o período de teste grátis é um período limitado de tempo em que os usuários podem experimentar a versão completa. Eles têm acesso a todos os recursos e, por isso, podem avaliar o quanto a plataforma atende às suas necessidades, antes de decidir se desejam adquiri-la.
Como planejar uma ação de marketing?
Planejar uma ação de marketing capaz de atrair e converter clientes, envolve os seguintes passos:
- Defina seu objetivo
- Conheça o seu público-alvo
- Escolha o tipo de ação de marketing que deseja incluir no planejamento
- Defina seu orçamento
- Crie um plano de ação e um cronograma
- Monitore e avalie os resultados
Seguindo essas etapas, você terá um planejamento de marketing capaz de contribuir diretamente para sua taxa de conversão.
Na prática, as ações de marketing para atrair clientes devem ser criadas com o foco em direcionar potenciais clientes pelo funil de vendas, desde a etapa de atração até o fechamento, considerando e respeitando as fases da jornada de compra de cada cliente.
Se você ainda não conhece o funil de vendas e não sabe como usá-lo para atrair e converter clientes, te convido a assistir o vídeo abaixo.
Além disso, vale lembrar que você também pode usar outros recursos para prospecção ativa de clientes.
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