Automação de vendas no marketing digital: como implementar?

Lista com 11 ferramentas de automação de vendas no marketing digital. O que é a automação, vantagens de implementar e como adotar em sua estratégia?

As vantagens diretas oferecidas pela automação de vendas no marketing digital incluem:

  • economia de tempo;
  • melhor aproveitamento das horas de trabalho;
  • redução de erros;
  • aumento da produtividade;
  • acesso a indicadores importantes sobre os processos do setor. 

Esse conjunto poderoso de benefícios se traduz em melhores taxas de conversão e aumento do retorno sobre investimento (ROI) em todas as etapas do funil de vendas e marketing. 

Isso faz com que a automação se torne a ferramenta ideal para qualquer empresa que deseja alcançar o crescimento escalável.

Sem dúvida, o uso de tecnologia nos setores de marketing e vendas funciona como um impulsionador dos resultados que a organização espera alcançar. 

Afinal, por meio dessas ferramentas é possível tornar automáticas atividades estratégicas como:

  • segmentação da base de leads;
  • pontuação e qualificação de oportunidades de vendas;
  • identificação facilitada de prospects que devem ser priorizados; 
  • agendamentos e follow-ups;
  • criação de relatórios, entre outros.

Ao ter acesso a esses recursos, a empresa aumenta a agilidade, produtividade e assertividade do relacionamento estabelecido com as oportunidades de venda.

Mas, afinal, o que é automação de vendas, quando usar e quais ferramentas contribuem para um processo comercial mais eficiente? Continue lendo e descubra.

O que é automação de vendas no marketing? 

Automação de vendas é o nome dado ao uso de ferramentas que permitem diminuir o trabalho manual feito pelos vendedores, por meio da execução automática de rotinas, como a qualificação de leads, por exemplo. Em suma, auxilia o time comercial na execução eficiente do trabalho.

Dentro de um processo de vendas, a lista de atividades é bastante extensa, incluindo etapas de prospecção, acompanhamento dos prospects (follow-up), negociação, relacionamento personalizado e mais. 

Nesse contexto, a automação consiste na utilização de ferramentas que possibilitam a realização automática de tarefas em todas as etapas do processo de vendas. 

Para ficar mais claro o que isso significa na prática, vamos a um exemplo: considere que você fez uma primeira abordagem a um prospect que ainda não está no momento de compra, mas que se mostrou aberto a conhecer sua solução. Portanto, será necessário fazer follow-ups, ou seja, o acompanhamento do lead, até que esteja pronto para a decisão de compra. 

Nesse momento, a automação pode ser aplicada para criar, automaticamente, tarefas de acompanhamento deste lead, sem que você precise fazer isso manualmente. 

Logo, aprender a usar a automação é uma forma de garantir que tudo será realizado, com qualidade e eficiência. 

Quando usar a automação de vendas no marketing?

A resposta sobre quando usar automação de vendas no marketing digital está relacionada ao objetivo de gerar crescimento escalável. Se essa é uma meta da organização, é possível fazer o investimento imediato em tecnologia. 

Afinal, ela possibilita a execução ágil das etapas comerciais, contribuindo para o melhor aproveitamento do tempo dos seus vendedores e para a correta abordagem dos leads

Vale destacar também que a tecnologia dentro de vendas, se tornou indispensável para a qualidade do relacionamento estabelecido com os prospects e leads. Uma vez que ela permite:

  • segmentar a comunicação;
  • acessar o histórico dos leads;
  • melhorar a nutrição dos contatos;
  • verificar a pontuação e o nível de qualificação dos usuários da base;
  • avaliar o momento certo para a abordagem e mais. 

Perceba que muitas dessas etapas estão na lista de atribuições do marketing e não do setor comercial.

De fato, muitas etapas do relacionamento com os clientes em potencial são, atualmente, realizadas pelo setor de marketing. 

A nutrição de leads, por exemplo, está no escopo de trabalho de marketing, a fim de qualificar e educá-los. Dessa forma, os contatos só são enviados ao setor de vendas quando estão na etapa final do funil de conversão

Ao fazer isso, o setor de marketing evita que o departamento de vendas precise lidar com leads com baixa qualificação ou fora do perfil de cliente ideal. 

Uma vez que os contatos que chegam até o departamento comercial são mais qualificados, naturalmente possuem uma chance maior de se tornarem clientes, aumentando a produtividade e a taxa de conversão do setor. 

Esse é apenas um exemplo da interação entre marketing e vendas no modelo comercial atual. 

planilha-spin-selling

É por isso que a automação de vendas no marketing digital é um processo que engloba ambas as áreas de forma integrada. 

Essa conexão, inclusive, é observada na atuação das ferramentas de cada setor, que podem e devem ser capazes de se comunicar, para tornar o trabalho ainda mais eficiente.  

Mas, afinal, quais são essas ferramentas? Confira, a seguir, uma lista com as principais plataformas para a otimização do trabalho. 

Principais ferramentas de automação vendas

Separamos as ferramentas de automação de vendas em quatro grupos: 

  • canais de geração de leads;
  • software de automação de marketing;
  • plataformas para agendamento de reuniões;
  • CRM. 

Dentro deles apresentamos algumas opções de programas que vão te ajudar a implementar a automação de vendas no marketing digital. Confira!

Canais de geração de leads 

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais relevantes do cenário atual e, dentro dela, a geração de leads ocupa um lugar de destaque importante. 

Ao gerar leads sua empresa passa a ter acesso aos contatos de clientes em potencial e pode interagir com eles por meio de canais como e-mail marketing, em busca de avançá-los pelas etapas do funil de vendas até a fase de decisão de compra (quando são enviados para o setor comercial). 

Algumas ferramentas de automação de vendas no marketing digital contribuem para o estágio de captura de leads, são elas:

  1. Facebook Lead Ads é um tipo de anúncio do Facebook que tem como objetivo gerar cadastros. É possível segmentar o público que deve ser atingido pela mensagem e deixar com que a ferramenta apresente a campanha automaticamente;
  2. LinkedIn Sales Navigator é um recurso dentro do LinkedIn que disponibiliza uma lista de opções de usuários que correspondem ao perfil de cliente ideal, por meio do recurso de IA da plataforma;
  3. Meet Alfred: é um sistema especializado em encontrar leads no LinkedIn de acordo com a buyer persona da sua marca. Facilita a automação do funil de vendas até o fechamento de negócios;
  4. Snov.io oferece dados reais e qualificados para que você encontre mais facilmente os contatos dos seus sonhos. 

Softwares de automação de marketing

O software de automação de marketing é um importante aliado das ações de vendas, oferecendo múltiplas funções importantes como:

  • captura dos leads por meio da construção fácil de landing pages e formulários;
  • segmentação de clientes;
  • envio de fluxo de e-mail automatizado;
  • construção de lead scoring;
  • acesso a dados para otimizar suas campanhas.

Entre as ferramentas que você pode considerar para fazer esse trabalho estão: 

  1. RD Station;
  2. Hubspot;

Plataformas para agendamento de reuniões 

Quem já tentou agendar um horário com um cliente sabe o trabalho, e a quantidade de emails, que isso pode custar. 

Para facilitar essa comunicação, nossa sugestão é que inclua em seu processo uma ferramenta de calendário. 

Ela permite que o prospect veja seus horários disponíveis e faça um pré-agendamento de acordo com a disponibilidade que ele tem. 

Com isso, você poupa um tempo valioso da sua equipe e do comprador. Uma das plataformas que podem ser usadas para isso é:

  1. Calendly: para usar será necessário conectar o recurso à sua agenda. O cliente não poderá ver o que está marcado, mas saberá se um horário está vago ou não. Basta que você envie um link ao prospect e ele poderá escolher, facilmente, algum dos horários vagos.

CRM de vendas

Um CRM é uma das ferramentas de vendas mais importantes para garantir a eficiência do setor. 

Dentro dele é possível cadastrar os clientes, construir pipelines e distribuí-los nas etapas de funil de vendas, caminhar com eles conforme a negociação avança e deixar mais fácil a visualização de todas as oportunidades de venda. 

Tudo isso, integrando informações e dados valiosos para a otimização dos processos comerciais. 

Na lista de melhores CRMs do mercado estão: 

  1. Pipedrive;
  2. Zendesk;
  3. Agendor;
  4. Snov.io.

Com essas ferramentas, você terá um processo eficiente de automação de vendas no marketing digital, que contribuirá para o aumento das conversões e para a implementação de um fluxo comercial escalável. 

Se esses são os grandes objetivos da sua empresa, te convidamos a conhecer a Salestime. 

Nós te ajudamos a construir todo o seu processo comercial de forma eficiente, desenhando o fluxo de vendas para um crescimento previsível, treinando seus colaboradores, implementando o que foi planejado e medindo os resultados. 

Acesse nosso site, agende o diagnóstico da sua empresa e entenda como podemos transformar a sua máquina de vendas. 

templates-emails

Compartilhar:

Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas a descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
Último artigo
Como capacitar a equipe de vendas? Guia essencial [Tutorial]
Próximo artigo
Como criar um departamento comercial para a empresa? [GUIA]

Faça uma diagnóstico gratuito

Entenda o que precisa ser otimizado em seu processo comercial


Continue aprendendo sobre vendas

Vendas

Qual a importância do pós-venda na sua estratégia comercial?

Já se perguntou qual a importância do pós-venda em uma estratégia comercial?

Vendas

Upsell: como oferecer upgrades que realmente atraiam o seu cliente

Como desenvolver oportunidades em sua própria base de clientes atuais?  O upsell é uma tática valiosa para empresas...

Vendas

Equipe de vendas terceirizada: como funciona, porque ter e cuidados

Já pensou em ter uma equipe de vendas terceirizada? Essa atividade tem se tornado cada vez mais comum, e a área comercial não é uma exceção.

Vendas

Como alcançar uma boa performance em vendas: passo a passo

Está com dificuldade em alcançar uma boa performance em vendas? Descubra aqui um passo a passo completo, aplique e comece a ver os resultados.

Vendas

Técnicas de argumentação para vendas – Guia completo

Aprenda as principais técnicas de argumentação para vendas: quais são, como usar, o que fazer para melhorar seus argumentos de venda, e muito mais.

Vendas

Como realizar a venda consultiva do início ao fim?

Para entender como realizar a venda consultiva, antes, precisamos te fazer uma pergunta: você está mais interessado em vender a sua solução ou resolver o problema do seu cliente? 

Assine nossa Newsletter!

Preencha e fique por dentro dos nossos conteúdos sobre vendas.