Porque contratar um CRM de Vendas

A falta da ferramenta pode transmitir a impressão de que está tudo bem, mas, na verdade, negócios estão sendo perdidos. Entenda melhor porque contratar um CRM de vendas!

Muitas empresas ainda hoje evitam se aprimorar e utilizar ferramentas eficientes de vendas.

O medo de “mexer em time que está ganhando” pode muitas vezes se confundir com estagnação. Utilizar um CRM de vendas, por exemplo, já não é mais apenas uma opção, mas sim uma tendência de negócios bem-sucedidos.

Muitas vezes, a falta da ferramenta pode transmitir a impressão de que está tudo bem, mas, na verdade, negócios estão sendo perdidos. Entenda melhor porque contratar um CRM de vendas!

O que é um CRM de vendas?

Antes de entender porque contratar um CRM, é importante entender o que significa.

O acrônimo CRM corresponde, em inglês, a Consumer Relationship Management (gestão do relacionamento com o cliente, em português).

De forma simples, além de ser uma metodologia, o CRM é uma ferramenta de gestão em vendas baseada no relacionamento com o cliente. Ainda que muitos o vejam apenas como um aplicativo digital, ela não é só isso. O CRM é parte de uma reformulação do processo de vendas, visando um maior nível de eficiência do time.

O aplicativo associado ao CRM é uma forma prática de centralizar e dinamizar as etapas do processo.

Portanto, ele é uma maneira de aprimorar a ação dos vendedores unindo a facilidade da ferramenta digital com as concepções estratégicas corretas para o seu negócio. Para extrair o melhor aproveitamento com a ferramenta, é essencial ter isso em mente.

Desafios de uma empresa sem CRM de vendas

Caso sua empresa ainda não possua esse mecanismo de vendas, é possível que você não compreenda como ele poderia ajudá-la. Contudo, identificar desafios comuns à empresas nessa situação pode abrir os olhos. Conheça alguns deles a seguir!

Falta de controle das negociações

Como seu time de vendas faz a gestão de leads? Informações sobre reuniões, estágio do prospect na jornada de vendas, dados de clientes… Todas essas informações devem ser bem gerenciadas.

Caso cada um dos vendedores possuam seu próprio método e plataforma para manter os dados, a tarefa fica mais difícil.

Não muito tempo atrás, algumas maneiras pareciam ser as únicas opções para controlar as negociações: planilhas físicas e digitais, por exemplo.

Ainda que essas plataformas tenham funcionado, já são maneiras arcaicas de manter o controle das negociações. Dificilmente os gestores serão capazes de visualizar as negociações executadas e rever estratégias.

Desconhecimento sobre perdas de negócios

Com um controle de negociações disperso, é difícil avaliar todos os negócios que são perdidos. Isso pode agravar uma série de fatores, desde uma avaliação geral de estratégias até a atuação individual de vendedores.

Com maneiras pouco práticas de registro e acompanhamento, você poderá saber quantos negócios foram fechados, mas frequentemente não terá noção de quantos foram perdidos.

Esse problema pode, inclusive, contribuir para uma ideia falsa de que a operação está caminhando bem.

Afinal, se nem todos os clientes perdidos são registrados, como definir taxas de conversão e compreender, de fato, o potencial da empresa? O perigo está justamente na dificuldade em identificar as oportunidades.

Monitoramento de gargalos

Um problema semelhante ao anterior é compreender possíveis gargalos no decorrer do processo de vendas. Sem um registro contínuo de todas as etapas, é muito mais trabalhoso saber onde seus vendedores podem estar enfrentando dificuldades. Quando um problema de inteligência assim ocorre, gestores podem se ver incapazes de buscar soluções.

Saber onde estão os problemas do seu time durante a jornada de vendas é fundamental. A partir disso, é possível compreender o que deve ser aprimorado: prospecção, filtragem de leads, pré-venda, ligações, fechamento… Não possuir um método visual e prático de registrar e analisar dados é prejudicial para líderes e liderados.

Pressão sobre os vendedores

Os protagonistas do seu time de vendas podem ser afetados pela má organização. Se o time enfrenta entraves para concluir suas metas, a falta de organização pode ser um motivo. Como consequência natural, a pressão sobre os vendedores aumenta, assim como a tensão no ambiente de trabalho.

De mãos atadas, vendedores podem cair ainda mais de rendimento. Não possuir uma plataforma capaz de registrar o processo de vendas pode transmitir a ideia de que seus colaboradores são o problema. Isso, é claro, não é saudável para a eficiência do time nem para o bem-estar da operação. 

Leia também: 4 dicas para ser um bom líder.

Porque contratar um CRM de vendas?

Uma vez que você já é capaz de observar se alguns dos problemas causados pela falta de CRM são observados na sua empresa, é possível compreender como essa ferramenta melhoraria a operação.

Visibilidade no processo de vendas

Mais que possuir uma ferramenta centralizada de gestão de vendas, é preciso conseguir compreendê-la.

O CRM é uma plataforma altamente visual, que busca facilitar a compreensão das informações. Por isso, seu layout e dinâmica funcionam para melhorar a leitura dos registros, indicando de forma intuitiva o momento de cada cliente no processo.

Desempenho de vendedores

Vendedores menos preocupados em articular suas próprias formas de organização podem focar no que importa: a venda. Com menos burocracia e um direcionamento mais certeiro da gestão, o desempenho e a eficiência desses colaboradores pode aumentar.

O resultado óbvio disso é o cumprimento de metas. Contudo, também é possível observar um impacto indireto na satisfação dos seus funcionários.

Gestão com base de dados

Tomar as melhores decisões depende de embasamento. Para desenvolver uma boa base de informação sobre seu processo de vendas, o CRM é a ferramenta perfeita.

 

Com a alimentação constante do time de vendedores, dividida por etapas do processo, os líderes terão capacidade de avaliar estratégias e desenvolver soluções. Isso garante uma evolução constante, permitindo a identificação de gargalos e aprimoramento do setor.

Aumento da receita

É evidente que com uma gestão mais eficiente, melhor desempenho do time de vendas e estratégias inteligentes, haverá retorno financeiro.

Não apenas o aumento da produtividade como a projeção de metas mais ousadas (ainda que possíveis) são alguns resultados do CRM. A ferramenta pode ser o diferencial para empresas estagnadas alcançarem seus objetivos.

Teste o CRM agora!

O CRM é uma plataforma fundamental para novos e antigos negócios e, agora, você já confirmou porque contratar um CRM.

Mais que nunca, estar alinhado com tendências de ferramentas digitais é importante. Em termos de mercado, não é demais dizer que a concorrência certamente já está apostando nessas plataformas. Por isso, ficar para trás não é uma opção.

Para tirar a prova de todos esses benefícios, faça o teste gratuito do CRM do Pipedrive (nossos parceiros). Não perca mais tempo!

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Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas a descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
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