Automação de Vendas: o que é e como aplicar no seu comercial

Você já ouviu falar do termo automação de vendas? Sabe o que significa, quais são seus benefícios?

Acredito que você já sabe que existem diversas ferramentas de vendas no mercado. Mas, só o fato de ter várias ferramentas faz com que você fique confuso na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio.

Então, meu objetivo neste artigo é não só te contar mais sobre a automação de vendas, mas também te apresentar algumas ferramentas e seus conceitos, as quais eu tenho certeza que vão te trazer benefícios no dia a dia. 

O que é automação de vendas?

Quando se pensa no conceito de automação, pensa-se em automatizar atividades de um processo, para trazer agilidade e maior produtividade. Em vendas, o conceito pode ser aplicado no sentido de automatizar todas, ou a maioria, das tarefas que são realizadas dentro de um processo comercial.

Por exemplo, quando uma empresa faz um Webinar para gerar leads para o time de vendas, os leads gerados podem ser registrados manualmente em um CRM, para que o time dê sequência nas etapas do processo. Porém, concorda que isso tomaria muito tempo do vendedor ou do gestor responsável? A automação veio para automatizar tarefas como essas, para que os vendedores e gestores possam despender seu tempo em tarefas que realmente vão agregar maior valor à empresa, e não tem tarefas mecânicas e operacionais.

Neste artigo, vamos pensar na automatização baseada em uma ferramenta CRM, o software que é o braço direito para todo time comercial. Vamos lá?

Como automatizar minhas vendas?

Imagino que você como gestor(a) ou vendedor(a) utiliza algumas ferramentas ao longo da sua rotina para executar seu trabalho, certo? A automação de vendas consiste, então, na integração dessas ferramentas, de forma que o processo de inserir ou transferir informações essenciais, como informações de um lead, ou de um documento, ou de um fluxo, por exemplo, seja mais ágil, gerando maior produtividade para você ou para o seu time.

Mas, quais ferramentas são úteis, afinal, para serem integradas ao processo comercial? Vamos abordar algumas delas abaixo.

Ferramentas de tráfego pago: Google Ads e Facebook Lead Ads

Você provavelmente já notou enquanto estava navegando pelo Facebook ou Instagram uma publicação marcada como “Patrocinada”. Assim como quando você pesquisou no Google por alguma informação e os primeiros resultados apareceram com a palavra “Anúncio”. 

Tanto o Facebook quanto o Google recebem milhares de acessos em suas plataformas todos os dias. Então, eles criaram um mecanismo onde você, que tem uma empresa, pode patrocinar uma publicação ou o resultado de uma pesquisa para um público segmentado. Isso é o que chamamos de tráfego pago, ou seja, você paga para aparecer na tela de seu potencial cliente.

Com essas ferramentas você pode aumentar o número de visitantes no seu site, assim como número de pessoas que se interessam por sua solução ou produto.

Mas, é muito importante que você se capacite para configurar suas campanhas de tráfego pago, ou contrate uma mão de obra especializada no assunto. Afinal, é muito fácil perder dinheiro aqui e não ter resultado algum.

Ferramentas de automação de Marketing: RD Station, Lahar, LeadLovers

Uma estratégia que eu gosto muito de usar aqui na Salestime é o Inbound Marketing

Inbound Marketing é o que chamamos de marketing de atração. Ou seja, ao invés de ir atrás do seu cliente, você produz conteúdo relevante em diversos canais de comunicação para atrair o cliente para seu site. Estes canais podem ser: Blog, Youtube, Webinars, entre outros.

Entretanto, não basta apenas produzir conteúdo só por produzir. Você precisa desenhar uma estratégia de conversão das pessoas que consomem estes conteúdos.

guia-gestor-de-vendas

Você provavelmente já leu algum artigo da Salestime ou de outras empresas, e no meio deste artigo tinha uma chamada para outro conteúdo: um E-book, um teste grátis da nossa ferramenta, enfim. Mas, quando você clicou neste conteúdo, você percebeu que, para ter acesso a ele, você precisa fornecer alguns dados como e-mail, nome e telefone.

Estas páginas que solicitam suas informações são chamadas de Landing Pages. Elas são criadas para converter os visitantes de nossos sites em leads.

Com estes dados, nós conseguimos nutrir as pessoas com mais conteúdos relevantes até que elas se interessem em conversar com nosso time de vendas.

Todo esse processo e muito mais é gerenciado por essas ferramentas de automação de marketing. Ou seja, você pode:

  • Criar landing pages para captar leads;
  • Criar uma automação de e-mails para nutrir estes leads;
  • Segmentar os leads da sua base para enviar conteúdos direcionados;
  • Acompanhar sua taxa de conversão em Visitantes -> Leads -> Oportunidades e Vendas.

Alguns exemplos de ferramentas de Automação de Marketing são:

É importante notar que essa ferramenta não elimina o uso das ferramentas de tráfego pago, elas são complementares e juntas podem turbinar sua geração de demanda.

Ferramenta de agendamento de compromisso: Calendly

Sabe aquele e-mail de prospecção que você envia para o seu potencial cliente, e no final você pergunta se ele tem uma agenda disponível para você na semana?

Então, o que acontece quando o lead responde com uma data onde você não tem disponibilidade? Normalmente, vocês trocam vários e-mails até que uma data seja selecionada. 

No entanto, entre um e-mail e outro, podem passar dias, isso mesmo.

Mas, usando o Calendly, esse problema é resolvido na hora, pois você pode enviar um link para o seu potencial cliente com a disponibilidade da sua agenda e, assim, ele pode escolher uma data e horário que se encaixe na agenda dele.

Ferramenta de Gestão de Vendas

Todas as ferramentas que vimos até o momento podem te ajudar a otimizar a geração de oportunidades de vendas. No entanto, elas não te ajudam a gerenciar seu processo de vendas.

Para isso, você vai precisar de uma ferramenta de CRM que vai te ajudar a:

  • Ter visibilidade do processo de vendas;
  • Conhecer os motivos de perda e sucesso das vendas;
  • Conhecer os canais de vendas que mais geram retorno financeiro para seu negócio;
  • Ter histórico das negociações;
  • Ter previsibilidade em vendas;
  • Medir a performance do seu funil de vendas.

O CRM é essencial para sua empresa aumentar os resultados e ter visibilidade. 

Ferramenta de integração: Pluga

Com as ferramentas de Tráfego Pago, Automação de Marketing, Calendário e CRM, você já tem uma baita estrutura comercial para gerar vendas. 

Agora, para fechar com chave de ouro, e também pensando na automação de vendas, em si, você precisa eliminar todas as tarefas manuais e chatas da sua empresa. É hora de integrar suas ferramentas com a Pluga!

Essa ferramenta vai te ajudar a integrar todas as outras abordadas neste artigo, sem precisar escrever uma linha de código, ou seja, você que não é programador pode fazer essa integração de forma muito simples.

Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas a descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
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