Os cargos de liderança dentro do departamento de vendas chamam a atenção de talentos que almejam avançar com sua carreira e ser bem-sucedidos. Contudo, ser um líder não significa apenas ter uma remuneração maior ou ser respeitado por seus colegas, na prática, o volume de responsabilidades é maior, incluindo muito mais atribuições do que o dia a dia operacional do setor comercial. Por isso, se você deseja avançar em sua trajetória, primeiro precisa entender o que faz um diretor comercial.
Antes de apresentarmos a explicação, entretanto, é importante saber que as empresas têm estruturas organizacionais diferentes, isso faz com que cargos como diretores, gestores, CEO também apresentem escopos de trabalho variados, de acordo com a instituição.
Entretanto, neste post escolhemos um direcionamento e vamos mostrar como se tornar e o que faz um diretor comercial.
Por isso, continue lendo e descubra se você está pronto para seguir esse caminho.
Como é a formação de um diretor comercial?
Para começar a entender o que faz um diretor comercial, primeiro é preciso compreender a sua formação.
Atualmente, quem deseja pleitear um cargo desse nível tem mais chances se tiver no currículo um curso ou uma especialização na área.
Os cursos em Gestão Comercial, no geral, costumam ter uma abordagem mais direta e prática, voltadas para atuação e inserção no mercado de trabalho.
Esses cursos são de nível tecnólogo, com duração de dois anos e podem ser feitos presencialmente ou em formações à distância (EAD).
Todavia é importante reforçar que não é obrigatória a formação superior para que você se torne um líder em vendas.
Entretanto, para alcançar um cargo de diretoria essa capacitação pode ser um requisito importante, afinal, ajuda a comprovar suas habilidades em gestão de vendas, metas e pessoas. Além do domínio de metodologias e técnicas importantes para o setor.
Além da formação em Gestão Comercial, existem muitos profissionais que alcançam a diretoria com formação em outras áreas como Administração e Gestão de Negócios.
Há também a possibilidade de vendedores de grande sucesso se tornarem diretores comerciais a partir da experiência na área.
Outra possibilidade são as especializações de pós-graduação, para profissionais que já possuam uma formação superior.
Nesses casos, você pode aprofundar seu conhecimento em alguma metodologia específica ou desenvolver uma capacidade que não foi bem explorada na grade curricular do curso de graduação.
Quais os cursos de diretor comercial?
Alguns profissionais formados nos cursos superiores de Administração de Empresas, Contabilidade e Economia, costumam atuar como diretores comerciais, no entanto, os cursos especificamente voltados para exercer este cargo a nível tecnológico costumam ser:
- Gestão Comercial;
- Gestão Comercial e de Vendas;
- Gestão Comercial e Marketing;
- Gestão Comercial Empreendedora.
Fique atento para garantir que o curso escolhido é reconhecido pelo MEC e tenha, no mínimo, 1600 horas de duração.
Já as especializações, formações que têm duração mínima de 360 horas, também precisam ser reconhecidas pelo MEC. As mais conhecidas são:
- MBA em Gestão Comercial;
- MBA em Gestão Comercial de Serviços;
- MBA em Gestão Comercial e Marketing;
- MBA em Gestão Comercial: Varejo e Serviços.
O que é estudado nesses cursos de diretor comercial?
Como apresentamos acima, cursos de gestão de vendas, geralmente, ocupam um espaço de curso superior tecnólogo, isso significa que o conteúdo costuma ser voltado para prática. Logo, a base do currículo será de disciplinas que se relacionam com: gestão, administração, contabilidade e economia.
Os tópicos variam de uma instituição para outra, mas no geral, é comum encontrar algumas matérias similares, como:
- fundamentos de contabilidade, administração, economia e gestão comercial;
- matemática financeira e aplicada a negócios;
- planejamento e plano de vendas;
- tecnologias da área de gestão;
- processos gerenciais;
- pesquisa de mercado e marketing;
- técnicas de negociação e estratégias para negócios;
- gestão de custos, preços, serviços, varejo e relacionamento com o cliente.
Leia também: Glossário de vendas: 35 termos que você precisa conhecer!
O que faz um diretor comercial, afinal?
Um diretor comercial tem como missão principal alinhar os objetivos da empresa aos do departamento de vendas, garantindo que o setor irá realizar as ações necessárias para alcançar as metas do planejamento estratégico do negócio, que cabem ao setor.
Na prática, o diretor comercial tem esse papel estratégico no alinhamento entre as atividades operacionais da área e os propósitos de curto, médio e longo prazo da empresa
No geral, esse cargo de liderança é uma peça chave para:
- planejamento;
- pesquisa;
- gestão de vendas;
- otimização de processos.
Quanto ganha um diretor comercial?
A remuneração de um diretor comercial pode variar bastante, especialmente se considerarmos os diferentes portes das empresas e a quantidade de responsabilidades que o profissional terá.
Segundo o site Vagas.com, o valor médio de salário de um diretor comercial é de R$10.144,00, podendo chegar a R$17.421, com piso de R$5.264.
Esse valor também pode mudar em relação à cidade em que o profissional atua e a área em que está alocado.
Fique atento às oportunidades para buscar o caminho ideal para sua carreira.
Qual o perfil de um diretor comercial?
Mas, e aí, será que você tem perfil de diretor comercial? Sem dúvida, investir em sua formação como diretor comercial é muito importante para você alcançar a segurança de ocupar esse cargo e mostrar para a empresa onde você deseja atuar, que você possui capacidade para isso. Entretanto, diplomas não bastam, não é mesmo?
Para ocupar um cargo como diretor, será necessário ter experiência e bons resultados na bagagem.
É isso o que comprova que você tem habilidades necessárias para dar mais um passo na carreira, em uma posição de tamanho destaque.
Além disso, algumas características também podem te ajudar a mostrar que possui perfil de diretor comercial, entre elas:
- habilidade de comunicação clara e direta;
- facilidade de compartilhar e receber feedback;
- foco em resultados;
- capacidade de delegar;
- escuta ativa;
- bom relacionamento com seus fornecedores;
- capacidade analítica;
- conhecimento sobre o mercado;
- visão de futuro, especialmente na avaliação de previsão de vendas e mais.
Agora que você conhece o que faz um diretor comercial pode se preparar para ocupar esse lugar.
Lembre-se que para isso é fundamental estar atento a todas as novidades do mercado, garantindo a aplicação de tecnologias, técnicas e métodos em busca de otimizar processos e resultados.
Seja você gestor, diretor ou um vendedor em início de carreira e com grande ambição, a busca por melhores resultados deve fazer parte do seu DNA. Para isso, contar com soluções inteligentes que ajudem sua empresa a avançar é um caminho extremamente importante.
A Salestime é sua parceira na busca por esses objetivos. Apoiamos o planejamento comercial do seu negócio, estruturamos e implementamos processos de vendas, medimos os resultados e fazemos ajustes, contribuindo como parceiros estratégicos para alcançar os objetivos do seu negócio.
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