5 modelos de OKR e como implementá-los no seu negócio?

Descubra modelos de OKR, quais os benefícios dessa metodologia de planejamento e como implementar esses modelos no seu negócio.

Toda empresa deve se preocupar em definir objetivos e estabelecer metas a serem alcançadas. O modelo de OKR é uma metodologia que ajuda esse processo, organizando seus indicadores e facilitando a criação de planos de ação que contribuam, de fato, para o sucesso do planejamento estratégico.

Não tem ideia de como aplicar esse método, na prática? Calma! Ao longo deste artigo, explico isso em detalhes e trago 5 modelos de OKR de vendas para te ajudar.  

O que são OKRs?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou em português objetivos e resultados-chave. Trata-se de uma metodologia usada por grandes empresas como Google, Linkedin e Twitter, para definir seus próximos passos e medir seu sucesso.

Qualquer gestor ou dono de empresa sabe o quão importante é estabelecer metas, objetivos e indicadores estratégicos (KPIs) que meçam o sucesso das ações planejadas e realizadas pela empresa.

Nesse cenário, os modelos de OKR são uma forma de organizar esses objetivos e indicadores.

Basicamente, um bom OKR tem duas finalidades:

  • definir o que será feito (objetivos);
  • estabelecer como medir as ações (resultado-chave).

Leia também: Glossário de vendas: 35 termos que você precisa conhecer!

Quais os benefícios do OKR na sua empresa?

Uma vez que ficam claros no planejamento o que a empresa quer alcançar, o que será feito para isso e de que formas serão avaliados esses resultados, sua empresa ganha mais agilidade, precisão e motivação no dia a dia.

Isso ocorre porque, em um modelo de OKR, geralmente os ciclos de planejamento e coleta de dados são mais curtos, com cerca de três meses de duração. 

Esse período menor mantém os colaboradores focados no que realmente é prioritário para o negócio. 

Além disso, a adoção de modelos de OKR traz mais transparência à gestão. Afinal, a partir do alinhamento claro de expectativas todo mundo sabe o que atingir e qual resultado buscar. 

Isso estimula a colaboração à medida que se entende como um OKR de um setor impacta o planejamento geral da organização.

5 modelos de OKR para a área comercial

Nada como bons exemplos para facilitar a compreensão sobre o que são OKRs, não é mesmo? 

A seguir, listamos cinco exemplos voltados para área comercial que servirão de modelos para que você comece a formular os seus próximos objetivos e indicadores.

Atenção! Para que o OKR seja aplicável, com propósito e viável é necessário considerar:

  • especificidades do seu negócio;
  • o momento econômico;
  • sua capacidade de investimento, entre outros pontos. 

Feita essa ressalva, vamos aos exemplos:

Buscar uma receita histórica

Lembrando que OKRs funcionam a partir da definição de um objetivo e seus indicadores:

Objetivo: buscar a melhor receita da história da sua empresa.

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Indicadores-chave:

  1. Aumentar as renovações anuais de 70% para 90%;
  2. Aumentar a conversão de leads de 15% para 30%.

Ter fechamentos mais completos

Objetivo: aumentar a produtividade da sua equipe de vendas.

Indicadores-chave:

  1. Crescer o número de usuários pagos de 500 para 1.000;
  2. Aumentar a taxa de conversão de 3% para 12%.

Estabelecer novas parcerias comerciais

Objetivo: criar parcerias com outras empresas não concorrentes.

Indicadores-chave:

  1. Firmar parcerias com pelo menos quatro empresas de consultoria;
  2. Aumentar a receita total de parcerias de R$2 mil para R$ 8 mil;
  3. Estabelecer parcerias com pelo menos três revendedores.

Fortalecer o time de pré-vendas

Objetivo: qualificar e dar mais ferramentas para que o time de pré-vendas se torne mais eficiente.

Indicadores-chave: 

  1. O tempo médio para resposta deve ser de quatro minutos para pelo menos 80% dos leads;
  2. O time deve participar de pelo menos dois webinars de vendas por mês.

Aumentar o leque de vendas

Objetivo: aumentar o número de vendas.

Indicadores-chave:

  1. Um novo funil de vendas precisa ser entregue;
  2. Aumentar a taxa de conversão de 12% para 28%;
  3. O tempo de resposta precisa ser, no mínimo, 50% mais ágil.

Leia também: Metas de Vendas: como estabelecer e atingir!

Como implementar OKR na área comercial? Passo a passo 

Para definir e implementar o OKR em uma empresa é preciso trabalhar com duas frentes: os objetivos e os resultados-chave.

O objetivo indica onde você quer chegar e os indicadores mostram se alcançou os objetivos, ou quanto você está próximo ou não de alcançar o que foi traçado.

Neste sentido, todo objetivo traçado precisa:

  • ser ambicioso;
  • ter prazo definido;
  • ser alcançável. 

Já os resultados-chave precisam ser, acima de tudo, mensuráveis.

Alguns passos e dicas servem para quem quer começar a aplicar os componentes do OKR em suas estratégias:

  • Comece com três objetivos para cada nível hierárquico da sua empresa;
  • Estabeleça de dois a quatro resultados-chave para cada objetivo traçado;
  • Estabeleça um prazo de três meses para alcançar o que foi estabelecido;
  • Revise os objetivos e resultados-chave a cada 30 dias dentro do ciclo de 90 dias;
  • Se em algum momento 70% ou 80% do seu objetivo for alcançado, já comece a pensar em um novo.

A definição de objetivos e métricas deve estar relacionada ao seu planejamento estratégico. Se existe uma dificuldade clara dentro do negócio para criar esse plano de ação e, principalmente, e em segui-lo, você precisa conhecer a Salestime

Nosso time de especialistas estrutura seu processo comercial, estabelece metas e objetivos, define indicadores, auxilia na implementação, treina profissionais, monitora resultados e aplica as mudanças necessárias. 

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Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas a descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
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