Sua equipe de vendas não está conseguindo potencializar os resultados da empresa? Seu time está saturado de atividades operacionais que precisam ser feitas constantemente? Os relatórios estão apresentando dados inconsistentes?
Por incrível que pareça, este cenário é comum nas empresas. Afinal, com a correria do dia a dia, compromissos e o dever de vender mais e mais, acaba atrapalhando a capacitação constante das equipes de vendas.
Consequentemente, os resultados da empresa se limitam no fator humano. Ou seja, uma pessoa pode apresentar X relatórios por dia, fazer Y ligações, tudo isso em conjunto com outras atividades.
Conhecer a limitação do ser humano é o primeiro passo para aumentar sua performance. Entretanto, combinar sua estratégia com softwares de vendas e marketing, com certeza irá potencializar os resultados da empresa.
O que são softwares de vendas ou de marketing?
Em primeiro lugar, softwares são programas com sequência de instruções programadas.
Ou seja, seu objetivo é automatizar todas aquelas atividades que você precisa fazer de forma repetitiva no seu dia a dia.
Sabe aquele relatório que tomaria metade do seu dia para ficar pronto? O software pode entregar em segundos. Portanto, softwares de vendas e marketing, podem otimizar o trabalho da sua equipe comercial. Assim, como aumentar a assertividade na tomada de decisão.
Apesar dos benefícios apresentados pelo uso de softwares de vendas e marketing, sua empresa precisa estruturar alguns processos antes de utiliza-los.
Afinal, o software não vai resolver seus problemas, mas, agilizar, otimizar, entregar velocidade ao seu time.
Como os Softwares de Marketing podem ajudar?
Antes de entender como softwares de marketing podem ajudar sua empresa, recomendo a leitura do artigo onde falo sobre o impacto da jornada de compra em suas vendas.
A jornada de compra representa todo o caminho que seu cliente percorre para comprar seu produto. Ou seja, existem momentos importantes que podem influenciar o lead a consumir o produto.
Lidar com esses momentos, exige muita organização. Pois, na fase de atração da jornada de compra, a empresa deve trazer um volume grande de contatos para manter o funil de vendas trabalhando constantemente. Ou seja, durante toda jornada você vai precisar:
- Captar leads através de formulários, landing pages, pop-ups.
- Criar Sequências de e-mails para nutrir contatos.
- Criar campanhas de e-mails.
- Pontuar o engajamento do lead e tomar ações quando atingir determinado ponto.
- Automação das atividades de marketing.
Todas essas atividades podem ser feitas por softwares de marketing.
Atualmente no mercado, existem softwares que atendem todas as atividades citadas acima, assim como também existem softwares nichados. Vou deixar uma lista de alguns dos mais conhecidos para você:
Como os Softwares de vendas podem ajudar?
Vender é um dos fatores principais para manter sua empresa operando, no entanto, nem sempre esse setor recebe o investimento necessário em ferramentas.
Pois, vender é mais que uma simples conversa com seu lead, é necessário usar técnicas, analisar dados e experimentar novas ações.
Como já disse, o software de vendas não vai resolver todos os seus problemas. Afinal, você precisa organizar a casa antes de otimizar o fluxo de trabalho dos vendedores.
Se você tem dúvidas de como estruturar o seu processo de vendas, recomendo a leitura do artigo: 8 passos para estruturar seu processo de vendas. Acima de tudo, ter um processo comercial estruturado te entrega muito mais inteligência comercial para tomada de decisões.
Ao longo da construção do seu processo de vendas, podem aparecer os seguintes problemas:
- O vendedor geralmente contém toda informação do lead em seu domínio.
- Cada vendedor trabalha de uma forma diferente, não segue um padrão.
- Os motivos de perda das oportunidades de negócio não são conhecidos e contabilizados.
- O gestor não tem um panorama completo da saúde comercial do seu time. Ou seja, quantas oportunidades de negócio estão próximas de fechar?
Se você se identificou com algum problema acima, está na hora de usar um software de CRM de vendas. Pois, o software vai te ajudar em:
- Manter o poder das informações das negociações com a empresa.
- Padronizar o processo de vendas e suas atividades.
- Conhecer os motivos de perdas e ganhos das oportunidades.
- Conhecer melhor seus clientes.
- Analisar pontos de melhorias no processo comercial.
- Não perder uma oportunidade por falta de acompanhamento.
- Gerenciar o time de vendas.
Conclusão
Apesar de ainda existir certa resistência por algumas empresas/pessoas em utilizar a tecnologia, usar um software para vendas e marketing não é mais considerado um diferencial competitivo. Portanto, não fique para trás, e comece a se preocupar com esse aspecto em sua empresa.