O que é Market Share? Como aumentar sua fatia de mercado?

Confira o que é market share, conheça seus diferentes tipos, para que serve, por que medi-lo, exemplos e dicas para aumentar a sua participação de mercado.

Seja qual for o ramo da sua empresa, você, provavelmente, tem seus concorrentes e os acompanha minimamente, certo? Se você não faz essa análise, pode estar perdendo muitas oportunidades de ampliar sua participação de mercado. E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo sobre o que é market share

Então, se você quer entender o conceito de forma completa, conferir dicas sobre o tema e conhecer exemplos, basta seguir com sua leitura!

O que é market share?

Market share é a fatia do mercado que sua empresa domina. É um indicador que calcula a porcentagem de uma marca dentro de um nicho. O KPI ajuda a avaliar a relevância da organização no mercado e a diferença de penetração dela em relação aos concorrentes.

Quais os tipos de market share e como calcular?

Existem basicamente duas óticas para analisar o tamanho da fatia de mercado que a sua empresa ocupa: pelo valor e pelo volume de vendas.

Market share de valor

O cálculo do market share de valor considera os valores totais em vendas realizadas pela marca dentro do seu segmento. 

Ou seja, o cálculo usa o valor comercializado pela empresa, em relação ao montante total negociado no nicho. 

Como calcular?

Vamos considerar como um exemplo real de market share que você gerencie uma loja online de produtos de vestuário e, no último ano, esse mercado tenha movimentado R$10 milhões. Em contrapartida, sua loja faturou R$200 mil. 

Nesses casos, a fórmula para calcular market share é:

Market Share = Total de faturamento da sua empresa  / Valor total das vendas do setor x 100

 = 200.000  / 10.000.000 x 100

 = 0,2 x 100

Market Share = 2%

Isso significa que a sua empresa possui 2% do mercado, em relação ao faturamento do setor. Isso pode ser bom ou ruim, de acordo com o:

  • Tamanho do nicho;
  • Volume de concorrência;
  • Porte do negócio. 

Perceba que o cálculo inclui os dados da sua empresa e do mercado em que atua.

Caso tenha interesse e acesso a essas informações de seus concorrentes, você também pode calculá-las e comparar os resultados com os seus.

Leia também: Como se diferenciar no mercado B2B [4 dicas fundamentais]

Market share de volume

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o market share de volume mede a quantidade de produtos vendidos em unidades ou o número de serviços prestados pela organização, em comparação ao volume total gerado pelo mercado.

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Como calcular?

Considere que a sua loja online venda  4 mil produtos em um ano, enquanto o mercado movimente 115 mil mercadorias. 

Nesses casos, a fórmula para calcular market share por volume é:

Market Share = Total de produtos vendidos pela sua empresa  / Total das vendas do setor x 100

 = 4000  / 115000 x 100

 = 0,035 x 100

Market Share = 3,5%

Esse resultado mostra que, em relação ao volume de mercadorias comercializadas, a sua companhia detém 3,5% do mercado.

Leia também: Fechamento de vendas: 4 hacks para fechar mais negócios

Para que serve essa visão?

À medida que você passa a acompanhar a variação da penetração da sua marca em um mercado, fica mais fácil avaliar se suas ações e estratégias de marketing estão gerando os resultados esperados ou não.

Ficar atento a isso faz com que você perceba, por exemplo, a ascensão de um concorrente na disputa pelo mercado, e permite que você possa agir para conter essa pressão, respondendo mais rapidamente.

Muitas empresas que não entendem o que é market share e o que fazer com ele são engolidas pela concorrência e só percebem isso quando é tarde demais.

Ao aprender como calcular sua fatia do mercado, você identifica a necessidade de agir em busca de ampliar ou manter seu espaço.

Como aumentar o market share de uma empresa?

Agora que você já conhece as definições e o conceito, vamos às dicas de como aumentar essa participação no mercado:

  • Realize uma boa precificação para atrair clientes, sem sair no prejuízo e aumentar o market share de valor;
  • Invista em marketing, afinal, é ele quem atrai compradores para sua empresa, desde as primeiras etapas da jornada de compra;
  • Fidelize compradores, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Harvard Business School, expandir as taxas de retenção de clientes em 5% aumenta lucros de 25% a 95%;
  • Mantenha um acompanhamento próximo sobre sua concorrência e faça análise de mercado;
  • Treine seus vendedores para que eles superem as objeções dos clientes e reduzam o ciclo de venda;
  • Crie estratégias direcionadas a diferentes objetivos: vencer as empresas com porte semelhante ao seu, atingir negócios menores e atacar o líder do mercado. 

Otimize o processo comercial para expandir resultados 

Ter um processo comercial eficiente será fundamental para colocar essas e outras ações em prática, em busca de uma maior participação no mercado. 

Sem dúvida, ter um processo comercial eficiente, com as ferramentas certas e um fluxo de vendas com menos obstáculos, será indispensável para ocupar um espaço cada vez maior do seu nicho.

Para isso, ter ao seu lado os mais preparados especialistas de vendas é indispensável.

Na Salestime, criamos seu plano de vendas, implementado junto com você, treinamos seus vendedores, analisamos dados e realizamos as otimizações necessárias para que você não pare de avançar e ampliar sua participação no mercado, seu faturamento e lucro.

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