Ao entender e aplicar o que é BPO na área comercial, sua empresa obtém benefícios relevantes, como a redução de custos, melhoria da eficiência e produtividade, suporte de especialistas e maior foco no crescimento da área.
Para te ajudar com a decisão de implementar ou não o BPO, vou te falar sobre os benefícios, cuidados e dedicação necessária para que o projeto alcance sucesso. Além, é claro, de como escolher a melhor empresa para terceirizar suas atividades comerciais.
Isso pode te dar mais segurança para dar os primeiros passos e aproveitar as vantagens desse formato.
Quer entender melhor o assunto? Então, basta seguir com sua leitura!
O que é BPO na área comercial?
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing e se refere à terceirização de processos relacionados às atividades de venda de uma empresa, incluindo ações de geração de leads, pré-venda, prospecção, diagnóstico, fechamento e suporte ao cliente no pós-venda (além de gestão, treinamento e medição de resultados).
Em outras palavras, ao optar pelo BPO para a sua área comercial, você terceiriza as atividades de todo o setor ou apenas de parte dele, para que uma empresa especializada na área realize as atividades do departamento.
Esse processo é bem similar ao que acontece em outras áreas da organização mais comuns de serem terceirizadas, como contabilidade, financeiro ou jurídico.
Ao optar pelo BPO na área comercial, a lógica é a mesma: transferir o trabalho do setor para outra empresa especializada.
Por que implementar o BPO?
Entre as razões para implementar o BPO estão benefícios como a redução de custos, melhoria da eficiência comercial e acesso ao know-how de uma equipe especializada e altamente treinada.
Vale a pena destacar que, com o BPO você tem a possibilidade de se concentrar na atividade principal do seu negócio.
Afinal, em vez de dividir a sua atenção como gestor, é possível se concentrar em outras atividades do negócio, enquanto a empresa terceirizada cuida das atividades comerciais.
Qual a importância de um BPO em uma empresa?
A importância do BPO em uma empresa inclui:
- maior foco do gestor no core business;
- redução de custos relacionados a salários, treinamento e infraestrutura;
- melhoria da produtividade, com a contratação de empresas especializadas que usam tecnologias e práticas avançadas;
- acesso a especialistas, aumentando a qualidade do trabalho, e mais.
Cuidados necessários na contratação
Talvez você esteja pensando sobre os possíveis pontos contrários à terceirização e esse é, sem dúvida, um aspecto que precisa ser considerado antes de decidir.
Assim como manter uma operação de vendas dentro da empresa tem seus pontos contra, a opção pelo BPO também tem suas particularidades.
Para garantir que você está fazendo a melhor escolha como gestor, garanta que a empresa terceirizada conheça o seu negócio e o que vende. Isso assegura que o discurso de vendas está alinhado, sem comprometer nenhum resultado.
Além disso, busque conhecer o time envolvido no projeto e peça a indicação de outros clientes da empresa terceirizada que possam relatar sua experiência com a terceirização.
Por fim, avalie os pormenores do contrato para que a sua empresa não fique “amarrada” ao formato caso os resultados não sejam satisfatórios.
E mais do que isso, é essencial buscar por empresas que atuem de forma séria e profissional, com ampla experiência no formato de terceirização e que ofereçam toda a segurança de dados, informações e sobre a qualidade do trabalho.
Lembre-se de que não é necessário terceirizar todas as atividades e etapas do processo de vendas.
Você pode, por exemplo, terceirizar apenas a pré-venda, deixando o fluxo de cadência de prospecção com uma empresa especializada, para que ela estabeleça o primeiro contato com prospects que estão alinhados ao perfil de cliente ideal.
Quais os tipos de BPO comerciais que a Salestime faz?
Aqui na Salestime, nós trabalhamos com dois formatos de BPO comercial: o de pré-vendas e o de gestão de vendas.
BPO de pré-vendas
No BPO de pré-vendas, atuamos estruturando a sua estratégia de geração de demanda, desde o recrutamento do profissional SDR até a gestão das oportunidades geradas para o time de vendas. Ao optar por esse formato de BPO, você terceiriza o time de prospecção.
BPO da gestão de vendas
O BPO da gestão de vendas é o trabalho focado em construir, implementar e gerenciar processos, ferramentas e os profissionais de vendas. Este é um tipo de terceirização que atua como um braço de gestão dentro do seu negócio.
O melhor formato para BPO na área comercial
Como apresentei ao longo deste guia, existem diferentes opções de BPO que se adaptam a múltiplas necessidades.
Dessa forma, você pode começar terceirizando uma etapa do seu processo para entender como funciona a dinâmica de trabalho.
Sem dúvida, nesse cenário, contar com uma empresa especializada, comprometida e altamente preparada para o trabalho é essencial.
Por isso, te convido a conhecer a Salestime e os nossos serviços de terceirização de vendas e pré-vendas. Com eles, você terá ao seu lado um time comercial especializado, que vai ajudar a alavancar os seus resultados.
Ainda tem dúvida se esse é o caminho ideal para o seu negócio? Então, agende agora um diagnóstico gratuito com a nossa equipe de especialistas e vamos conversar para saber qual é o melhor formato de trabalho para escalar seu time!