Exemplos de e-mails de prospecção: 5 modelos e como usá-los

Confira 5 exemplos de e-mails de prospecção poderosos. Veja como escrever “assunto”, “corpo do e-mail” e "CTA''. Além de várias dicas.

Buscar por exemplos de e-mail de prospecção de clientes é uma ótima estratégia para criar seus próprios modelos em busca de novos compradores, usando como guia o que foi feito, e aprovado, por outros especialistas do mercado. 

E sejamos sinceros, em um mercado em que a atenção das pessoas é cada vez mais disputada, chamar a atenção de seu prospect para o seu conteúdo, entre tantos outros e-mails que ele recebe, não é uma tarefa fácil.

Contudo, conhecendo o perfil e os desafios do seu potencial cliente e se inspirando em bons exemplos, você aumenta as chances de ter sucesso nessa empreitada. Foi pensando nisso, e para garantir que você use os modelos de e-mail para prospecção de clientes da maneira mais eficiente possível, que escrevi este artigo. 

Vou te ajudar com diversos exemplos de e-mail de prospecção, além de apresentar tópicos que vão contribuir para ampliar as suas chances de sucesso.

Entre os principais assuntos abordados aqui, você verá soluções que vão te ajudar a:

  • criar seus próprios modelos de e-mail para prospecção de clientes;
  • saber o que colocar no assunto de e-mail para prospecção;
  • aprender o que colocar no corpo de e-mail para prospecção;
  • conferir exemplos de CTA para e-mail de prospecção.

Para otimizar a sua leitura, dividimos nosso conteúdo da seguinte forma:

  • Quais são os principais tipos de e-mails de prospecção
  • O que colocar no assunto de e-mail para prospecção?
  • O que colocar no corpo de e-mail para prospecção?
  • Como escrever um bom CTA para e-mail de prospecção?
  • 5 exemplos de e-mails de prospecção

Siga, então, para conferir os melhores modelos de e-mail de prospecção de clientes, começando pelas principais informações que você precisa saber.

Quais são os principais tipos de e-mails de prospecção?

Existem diversos tipos de e-mail que você pode utilizar, tudo vai depender do momento e da sua estratégia.

Isso porque o e-mail, por exemplo,  pode ser utilizado em campanhas de inbound e outbound marketing. Na primeira, a comunicação considera a jornada de compra do cliente, priorizando a atração, nutrição e qualificação dos leads antes do envio desses contatos para o setor comercial. 

Aqui, o lead vem até a empresa, a partir do interesse pelos materiais que ela distribuiu, especialmente, em canais online.

Já no outbound marketing, o objetivo é atingir leads que ainda não conhecem a sua empresa, em busca de apresentar a sua oferta. 

Como nosso foco aqui é prospecção de clientes, separamos alguns dos principais tipos de e-mails outbound que você poderá utilizar. São eles:

  • e-mails de apresentação: são os clássicos e-mails de primeiro contato, pelos quais você se apresenta ao potencial cliente;
  • e-mails promocionais: ideal para divulgar promoções ou condições especiais de compra;
  • e-mails FOMO (Fear Of Missing Out): essa é aquela expressão do inglês que representa o “medo de ficar de fora”. A estratégia é criar um e-mail com uma oportunidade imperdível com prazo curto e excelentes vantagens. Isso desperta gatilhos mentais que fazem o contato agir; 
  • e-mails para clientes inativos: sabe aquele cliente que está esquecido há algum tempo? Pode ser a hora de reativá-lo com um e-mail de prospecção;
  • E-mails de newsletter: mensagens informativas também podem servir como estratégia de prospecção. Você oferece valor com as informações relevantes enquanto mantém sua presença.

Apesar das características diferentes, todos estes tipos de e-mails compartilham de uma estrutura em comum:

  • assunto;
  • corpo;
  • CTA do e-mail.

Veremos então a importância e o que colocar em cada um deles.

Leia também: Processo de vendas: como estruturar em 8 passos

O que colocar no assunto de e-mail para prospecção?

A primeira questão mais importante: o que colocar no assunto de e-mail para prospecção?

O assunto é o primeiro ponto de contato que seu cliente terá com você. Sem um bom assunto, o e-mail, provavelmente, não será sequer aberto, indo direto para a lixeira. Isso significa que todo o seu trabalho terá sido em vão.

Portanto, você precisa criar um assunto capaz de atrair o lead em meio a tantas outras mensagens que recebe diariamente. Tudo isso, usando poucas palavras.

Pense em frases de impacto que ao mesmo tempo despertem curiosidade em seu cliente. Afinal, você precisa que ele abra seu e-mail.

Algumas dicas para criar um assunto que gere boas taxas de abertura são:

  • use números apresentando preços, porcentagem, dados ou listas;
  • evite palavras que podem fazer o material ser considerado SPAM, como “promoção”, “imperdível”, “grátis ou “clique aqui”;
  • desperte curiosidade, fazendo alguma pergunta ou usando o humor;
  • seja pessoal ao incluir o nome do lead e segmentar a sua mensagem;
  • desperte o senso de urgência e escassez, apresentando prazos e indicando o fim de algo;
  • use emojis para gerar engajamento e mais. 

O que colocar no corpo de e-mail para prospecção?

O corpo do e-mail é onde você vai expor o motivo do seu contato. Procure fazê-lo de forma direta e concisa. Vá direto ao assunto.

Para cada tipo de estratégia você terá um tipo de comunicação no corpo de e-mail para prospecção.

Em um e-mail de apresentação, você pode falar sobre os principais diferenciais de sua empresa e como eles irão resolver as dores do seu cliente, por exemplo. 

Nos exemplos de e-mail de prospecção compartilhados a seguir, você terá acesso a opções de organização das suas mensagens, entretanto, de imediato, algumas dicas são importantes:

  • destaque o nome do lead;
  • faça uma breve apresentação sobre você e sua empresa;
  • diga porque está enviando o material para aquele contato especificamente;
  • coloque as informações mais importantes no topo do e-mail;
  • use a linguagem adequada para seu cliente.

Como escrever um bom CTA para e-mail de prospecção?

O CTA é a chamada para ação, do inglês call to action. É um tipo de botão virtual que fica no seu texto, e tem como objetivo despertar a vontade do seu cliente em entrar em contato ou clicar em saber mais sobre o que você está apresentando. Ele direciona o lead à ação que você deseja que ele realize.

Veremos alguns exemplos de CTA para e-mail de prospecção logo a seguir.

Leia também: Entenda o que é metodologia de vendas e comece a aplicar!

5 exemplos de e-mails de prospecção

Separamos alguns exemplos de e-mails de prospecção para você se inspirar ou mesmo copiar. Fique à vontade para fazer como bem entender.

Vamos dar um exemplo para cada tipo de e-mail de prospecção que falamos anteriormente.

E-mails de apresentação

Assunto: 

Pare de sofrer com [dor do cliente]

Corpo do e-mail: 

Olá, [nome do prospect]! 

Você sabia que um grande número de empresas sofre com [descreva um ou mais problemas que sua empresa solucione]

Sabia que você não precisa passar por isso em sua empresa, e a solução pode ser mais fácil do que você imagina?

Nossa empresa se especializou na resolução [do problema].

[fale um pouco mais sobre sua empresa e prepare o “terreno” para o CTA”]

CTA:

planilha-spin-selling

Confira aqui neste link as opções que você tem disponível ou fale diretamente comigo, respondendo a este e-mail, que terei prazer em atendê-lo.

[se despeça e assine o e-mail]

E-mails FOMO (Fear Of Missing Out)

Assunto: 

Você só tem até amanhã!

Corpo do e-mail: 

Olá, [nome do prospect]!

[ofereça uma oportunidade única]

Essa é uma condição única que estará disponível apenas até amanhã.

CTA: 

Uma oportunidade como essa não bate à porta todos os dias, por tanto clique agora no botão abaixo e não perca mais tempo!

[se despeça e assine o e-mail]

E-mails para clientes inativos

Assunto: 

Por essa você não esperava

Corpo do e-mail: 

Olá, [nome do prospect]!

Já faz algum tempo desde a última vez que nos falamos, não é mesmo?!

Estamos com uma condição especial para estreitarmos nosso relacionamento com clientes como você!

Separamos abaixo, algumas oportunidades que podem ser de seu interesse.

[liste algumas oportunidades]

CTA: 

Não deixe de aproveitar essas condições especiais. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, basta entrar em contato conosco. Estamos sempre de “portas abertas”!

[se despeça e assine o e-mail]

E-mails de newsletter

Assunto: 

Já viu as novidades?

Corpo do e-mail: 

Olá, [nome do prospect]!

Venho com diversas novidades que podem interessar você!

[liste no mínimo 3 novidades importantes com base no seu prospect]

CTA: 

Estamos sempre buscando o melhor para nossos clientes, desde assuntos relevantes aos melhores produtos e serviços. E você também pode ser parte disso!

Conheça melhor nossas soluções e como podemos fazer a diferença em sua empresa! 

[se despeça e assine o e-mail]

Veja também: Fechamento de vendas: 4 hacks para fechar mais negócios

A prospecção é apenas o início!

Sabemos que a prospecção de clientes é apenas um dos passos necessários para a conversão de contatos em compradores.  

O processo de vendas cumpre etapas que vão desde o primeiro contato até a negociação e fechamento do negócio. 

Criar um bom plano comercial vai auxiliar a melhorar  processos e a otimizar o ciclo de vendas, ampliando o número de negócios fechados, gerando produtividade e retorno financeiro. 

Contudo, você não precisa fazer tudo isso sozinho. Afinal, o dia a dia de um gestor nem sempre permite uma visão estratégica sobre o fluxo de trabalho e a necessidade de melhorias.

Por isso, te convido a conhecer a Salestime: oferecemos soluções para vendas consultivas, desde capacitação a consultoria e terceirização de vendas e pré-vendas. Ou seja, desenhamos, implementamos e otimizamos as estratégias de vendas para empresas B2B que buscam crescimento previsível e escalável. 

Acesse nosso site e agende um diagnóstico, assim você conhece mais sobre nossas soluções e entende como podemos ajudar seu negócio a vender mais e melhor. 

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Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas a descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
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