Como desenvolver soft skills para vendas? [GUIA DEFINITIVO]

Saiba como desenvolver soft skills para vendas, confira lista com as principais soft skills de um vendedor e dê um gás nas suas negociações este ano mesmo!

Ser um excelente vendedor não inclui apenas cursos, qualificações técnicas e experiência. Essa profissão demanda questões mais subjetivas e estratégicas, como ter boas habilidades comportamentais. 

Para desenvolvê-las, é essencial conhecer dicas e boas práticas. Para isso e também para aprender como desenvolver soft skills para vendas, é fundamental se cercar de conhecimento.

É por isso que você está lendo este artigo, não é verdade? Então, aproveite sua leitura e descubra como atingir a alta performance e construir uma carreira de sucesso.

O que são soft skills?

A tradução de soft skills é “competências suaves”, mas na prática, isso significa habilidades interpessoais relacionadas à capacidade de entender o comportamento humano e usá-lo a seu favor. Ou seja, ao trabalhar suas soft skills, você melhora suas características comportamentais.

Dentro do setor comercial, se você deseja se tornar um líder, por exemplo, precisa dessas habilidades para se comunicar bem e criar um ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento de seus liderados.

Qual a importância das soft skills no setor de vendas?

Você com certeza já conheceu algum profissional extremamente competente no que faz, que tem um currículo completo, alcança bons números, mas que não consegue transmitir esse conhecimento quando ocupa um cargo de liderança.

Isso acontece porque, apesar de ter muito conhecimento, ele, provavelmente, focou mais no aprendizado prático, por meio de livros, do que no pessoal. 

Contudo, assim como outras habilidades, também é possível aprender a desenvolver soft skills para vendas.

Nesses casos, é possível, por exemplo, dominar aspectos que ampliem a sua inteligência emocional para lidar com conflitos, realizar a gestão de pessoas e tomar decisões importantes.

Vale a pena destacar que a inteligência emocional é só um exemplo na lista de soft skills na área de vendas. Veremos mais a frente mais alguns.

Leia também: Como transformar um vendedor em um líder de vendas!

Qual a diferença entre hard e soft skills para vendas?

Se as soft skills são as habilidades interpessoais, as hard skills são o oposto. Ou seja, representam os conhecimentos e habilidades técnicas que você aprende ao longo da sua carreira, em cursos, capacitações sobre ferramentas e novas técnicas de trabalho. 

A grande diferença entre as duas é que as hard skills são facilmente quantificáveis, basta um certificado para que você saiba que uma pessoa é capaz de executar determinado procedimento e aplicar uma metodologia específica.

Já as soft skills  são mais subjetivas e só podem ser comprovadas no dia a dia. É claro que, depois de algum tempo, é possível classificá-las em pesquisas de clima organizacional, por exemplo.

Todavia, só é possível ter certeza, por exemplo, da proatividade, pensamento crítico ou empatia de alguém quando ela é confrontada por algo real.

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Quais as 9 principais soft skills na área de vendas?

Para entender como desenvolver soft skills para vendas é preciso saber quais as habilidades mais relevantes nesse contexto.

Entre os principais exemplos de soft skills na área de vendas estão:

  • Liderança: é a capacidade de inspirar funcionários, saber delegar funções, ser exemplo e saber cobrar o time, sem gerar constrangimento e impulsionando a motivação;
  • Comunicação: é a habilidade de dialogar, gerir conflitos, resolver ruídos, alinhar planos e expectativas, bem como solucionar divergências que possam baixar o desempenho da equipe;
  • Flexibilidade: é a competência de se adaptar às mudanças, aprender lições e ter o famoso “jogo de cintura” para não desmotivar a sua equipe;
  • Trabalho em equipe: conseguir lidar com perfis diferentes e extrair o melhor de cada e, ao mesmo tempo, manter uma unidade e um sentimento de pertencimento e igualdade entre todos;
  • Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar do outro e se conectar com a sua realidade;
  • Criatividade: é o talento para inovar, trazer pontos de vista distintos e reinventar modelos de trabalho;
  • Proatividade: é a aptidão de estar sempre disposto a resolver questões, buscar soluções para problemas existentes e antever questões que possam minar a produtividade;
  • Ética: é a qualidade de seguir as normas, respeitar a todos, não infringir processos e prezar pela moral no ambiente de trabalho;
  • Pensamento crítico: é a facilidade de compreender o que está sendo feito e não apenas reproduzir algo mecanicamente, questionar métodos, buscar soluções e rever processos engessados, trazendo soluções novas.

Leia também: Como treinar uma equipe de vendas para performar melhor

Como desenvolver soft skills para vendas?

Agora que você já tem uma boa lista de soft skills na área de vendas, vamos ao que importa: como desenvolver algo comportamental, na prática?

Assim como as hard skills, aprender esse tipo de habilidade demanda de prática. Por isso, para desenvolver soft skills para vendas:

  • aprenda a se autogerenciar;
  • saiba gerenciar bem seu tempo;
  • crie uma cultura de feedback.

Aprenda a se autogerenciar

Ter controle emocional não se aprende por meio de método, no entanto, buscar se conhecer é um passo muito grande para isso. 

A partir do momento em que você deixa de reagir instantaneamente e consegue pensar e refletir antes de dar uma resposta ou tomar uma decisão, você caminha para uma autorregulagem e desenvolve uma série de soft skills.

Saiba gerenciar bem seu tempo

Ao ser interrompido do seu fluxo de trabalho, questione-se se a atividade pode esperar. Ao fazer isso com constância, você vai reparar que muitas vezes algo que se diz urgente, não é.

Isso vai te ajudar a pensar melhor, dar passos com mais propriedade e estimular sua capacidade criativa para resolver problemas de maneira mais sóbria.

Crie uma cultura de feedback

Por fim, nunca devemos esquecer que soft skills são, antes de mais nada, habilidades interpessoais e não cabe a nós dizer se somos proativos, empáticos ou flexíveis, mas sim aos outros, são eles que precisam enxergar esse valor.

Por isso, estimule sua equipe a compartilhar feedbacks constantemente e, se possível, garanta o anonimato para que eles sejam os mais honestos possível.

Falando em compartilhar, agora que você já sabe como desenvolver skills para as vendas, que tal dividir esse conhecimento com seus colegas, postando este texto em suas redes sociais? 

Como desenvolver soft skills aplicadas para vendas? Vá além! 

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