Upsell: como oferecer upgrades que realmente atraiam o seu cliente

Como desenvolver oportunidades em sua própria base de clientes atuais?  O upsell é uma tática valiosa para empresas...

Como desenvolver oportunidades em sua própria base de clientes atuais? 

O upsell é uma tática valiosa para empresas que buscam não apenas aumentar receita, mas também proporcionar uma experiência enriquecedora aos seus clientes, fortalecendo o relacionamento. 

Neste conteúdo eu vou explorar os elementos essenciais de um upsell bem-sucedido, desde a compreensão das necessidades individuais dos clientes até a criação de ofertas personalizadas.

Vem comigo entender melhor! 

O que é um upsell?

Upsell é uma estratégia de vendas que envolve oferecer ao seu cliente uma versão mais avançada, aprimorada ou de maior valor, de um produto ou serviço que ele já está possui ou está considerando comprar.

Em outras palavras, é a prática de sugerir upgrades ou adições que vão além da compra original do cliente, visando aumentar o valor da transação.

Porém, aumentar o valor da venda não deve ser o único objetivo do upsell. 

O propósito do upsell é beneficiar tanto o cliente quanto a sua empresa. Para o cliente, um upgrade na compra pode significar acesso a uma experiência aprimorada por meio de recursos extras e funcionalidades mais avançadas que vão te proporcionar resultados melhores. 

Para a sua empresa, o upsell pode resultar em um aumento no ticket médio de vendas, maior receita por cliente e uma oportunidade de agregar mais valor aos produtos ou serviços oferecidos.

  • Um exemplo comum de upsell é quando você está prestes a comprar um smartphone básico e o vendedor lhe oferece uma versão mais avançada, com mais espaço de armazenamento e recursos adicionais. 
  • Outro exemplo é quando você faz uma reserva em um hotel e o site lhe oferece um upgrade para um quarto com vista para o mar por um valor adicional.

Vale abrir um parêntese para diferenciar o upsell e o cross-sell. O cross-sell envolve oferecer produtos ou serviços complementares ao que o cliente está comprando. No upsell, a oferta está relacionada a uma versão melhorada do mesmo produto ou serviço que o cliente já escolheu.

Como criar uma oferta de upsell atrativa para o seu cliente?

O upsell vai muito além de simplesmente incentivar o seu cliente a gastar mais, trata-se de oferecer melhorias e adições que verdadeiramente atendam às suas necessidades e desejos.

Nesse cenário, a habilidade de oferecer upgrades que realmente atraem e cativam o cliente tornou-se uma arte altamente estratégica. Mas como criar essas ofertas atraentes? 

Considere alguns pontos que listei abaixo para você!

1 – Entenda as necessidades dos seus clientes

Não é possível criar uma oferta atrativa se você não entende as reais necessidades do seu cliente

O estudo das necessidades não é importante apenas para a criação de ofertas de upsell, mas para todo o processo de vendas da empresa.

Porém, no processo de upsell, isso é ainda mais valioso para entender que tipo de oferta adicional pode trazer os resultados que o cliente espera. 

2 – Saiba identificar as oportunidades de oferta

O momento mais óbvio para oferecer um upsell é quando o cliente está escolhendo um produto ou serviço para comprar. Nesse momento, você pode apresentar suas opções de upgrades e os benefícios de cada uma.

Também pode acontecer após a escolha do produto ou serviço, nesse caso, como uma forma de complementar ou aprimorar os resultados. 

Por exemplo: um cliente está utilizando uma versão básica de um software há alguns meses e está satisfeito com os resultados. Você, percebendo a satisfação do cliente e visualizando os benefícios adicionais que ele teria em uma versão com mais recursos, pode fazer a oferta de upgrade. 

planilha-spin-selling

3 – Comprove o valor(e não o preço) que será gerado pelo upsell

Crie estratégias para comprovar os benefícios que upgrade irá proporcionar ao cliente. Você pode usar casos de uso reais para ilustrar como o upgrade pode impactar positivamente os resultados do cliente. 

4 – Personalize sua oferta para cada perfil de cliente

Pense em como adaptar os upsells conforme as preferências e necessidades individuais de cada cliente. 

Neste caso, a segmentação dos seus clientes tem um papel fundamental nessa personalização dos produtos ou serviços oferecidos.

5 – Acompanhe o sucesso das ofertas

Coletar feedback dos clientes sobre a experiência do upgrade vai te ajudar a acompanhar o sucesso ou insucesso das ofertas. 

Para isso, implemente indicadores de desempenho para avaliar a eficácia das estratégias de upsell, acompanhando o impacto dos upgrades na satisfação do cliente e nos resultados financeiros.

7 ideias de upsell que podem ser atrativas para o seu cliente

Agora, vamos às ideias práticas de ofertas que você pode implementar. Leve em consideração que para cada produto ou serviço, a oferta pode ser diferente. Então, busque dentre a nossa lista, as ideias que mais se encaixam para a sua empresa.

E lembre-se: upsells atraentes para os clientes são aqueles que trazem algum benefício adicional, atendem às necessidades ou desejos do cliente, ou seja, que complementam a compra original de maneira significativa.

1 – Upgrade de pacote de produto ou serviço

Apresente aos clientes uma versão superior em relação ao produto ou serviço inicial, enriquecida com recursos adicionais significativos.

2 – Pacote premium para o cliente

Apresente um pacote que inclui o produto original acompanhado de outros produtos ou serviços adicionais e que tornam a experiência premium. 

3 – Assinatura ou plano de acesso

Crie assinaturas que ofereçam acesso contínuo a recursos exclusivos, atualizações ou conteúdo premium relacionado ao produto ou serviço original.

4 – Aumento de quantidade de itens

Ofereça uma quantidade maior do produto original por um preço atrativo e vantajoso, tornando-se uma opção atraente para quem precisa de mais quantidade.

5 – Personalização do produto ou serviço

Ofereça opções de personalização ou customização do produto/serviço de acordo com as preferências do cliente. 

A personalização é uma forma de exclusividade, o que é interessante para o cliente e, ao mesmo tempo, permite que você comercialize o produto ou serviço por um valor maior.

6 – Bundles ou combos de produtos e serviços

Bundling é uma estratégia de venda de vários produtos em conjunto, tornando o valor de compra muito atrativo para o cliente.

Por isso, a opção de bundling ou combos de produtos e serviços relacionados pode ser uma boa estratégia de upsell para quem busca volume de vendas. 

Isso incentiva os clientes a adquirir mais itens, aumentando o ticket da compra.

7 – Acesso a conteúdo exclusivo

Você também pode oferecer conteúdo como um benefício adicional ao produto ou serviço que o cliente adquiriu. 

Uma ideia é criar formatos de acesso a conteúdo premium exclusivo que complemente o produto que o cliente está adquirindo.

A importância de usar o Upsell na sua estratégia de vendas

Em um mercado onde as empresas estão sempre disputando a atenção dos clientes, o upsell é uma forma de ampliar o relacionamento. Não é apenas sobre vender mais, mas também sobre encontrar formas de atender o cliente de maneira mais completa. 

Fazendo isso, sua empresa pode não só aumentam os números, mas também construir relações duradouras baseadas em confiança, satisfação e entrega de valor real para o cliente. 

Se você gostou do conteúdo e precisa de ajuda para pensar em estratégias de vendas para o seu negócio, venha falar com o nosso time. 

templates-emails

Compartilhar:

Tags:

Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas a descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
Último artigo
Planejamento estratégico comercial: como elaborar o da sua empresa
Próximo artigo
Qual a importância do pós-venda na sua estratégia comercial?

Faça uma diagnóstico gratuito

Entenda o que precisa ser otimizado em seu processo comercial


Continue aprendendo sobre vendas

Vendas

Qual a importância do pós-venda na sua estratégia comercial?

Já se perguntou qual a importância do pós-venda em uma estratégia comercial?

Vendas

Equipe de vendas terceirizada: como funciona, porque ter e cuidados

Já pensou em ter uma equipe de vendas terceirizada? Essa atividade tem se tornado cada vez mais comum, e a área comercial não é uma exceção.

Vendas

Como alcançar uma boa performance em vendas: passo a passo

Está com dificuldade em alcançar uma boa performance em vendas? Descubra aqui um passo a passo completo, aplique e comece a ver os resultados.

Vendas

Técnicas de argumentação para vendas – Guia completo

Aprenda as principais técnicas de argumentação para vendas: quais são, como usar, o que fazer para melhorar seus argumentos de venda, e muito mais.

Vendas

Como realizar a venda consultiva do início ao fim?

Para entender como realizar a venda consultiva, antes, precisamos te fazer uma pergunta: você está mais interessado em vender a sua solução ou resolver o problema do seu cliente? 

Vendas

Venda consultiva B2B: o que é, etapas, como e porque realizar?

Guia para aplicar o método comercial que está oferecendo os melhores resultados para as empresas. O que é e como realizar uma venda consultiva B2B?

Assine nossa Newsletter!

Preencha e fique por dentro dos nossos conteúdos sobre vendas.