A maior rede social para conexões profissionais do mundo permite que você encontre clientes, fortaleça o nome da sua empresa e construa a sua autoridade. Além disso, ela é essencial para realizar ações frutíferas para o seu negócio. Saber como prospectar clientes no LinkedIn, certamente, é uma delas.
Será mesmo? Pois confira os dados a seguir!
A plataforma funciona como uma grande fonte de leads e prospects, reunindo mais de 850 milhões de membros e 58 milhões de empresas dispostas a se conectar com novos clientes, atrair talentos e se relacionar com fornecedores e parceiros.
Justamente essa disponibilidade para estabelecer novos laços é uma das grandes vantagens de prospectar clientes no Linkedin.
Afinal, as empresas se colocam mais abertas à interação. De fato, uma pesquisa do Hubspot descobriu que a plataforma é 277% mais eficaz na geração de leads do que o Facebook e o Twitter.
Então, como aproveitar os benefícios de prospectar clientes no LinkedIn?
Essa pergunta é o que nos guia ao longo deste material, que vai te apresentar dicas de como organizar seu perfil empresarial no Linkedin e os recursos mais relevantes para buscar por novos clientes.
Como prospectar clientes no LinkedIn? 5 ações essenciais
A prospecção é o primeiro passo no ciclo de vendas e tem como objetivo identificar e se conectar com potenciais compradores.
Existem diferentes formas de fazer isso, como Inbound Sales, no qual a empresa disponibiliza conteúdo e plataformas para atrair o usuário, o encaminhando ao longo de sua jornada, para que ele se torne um lead.
Também existem outras ações, como o Outbound Sales em que os vendedores agem ativamente em busca de cada prospect.
O LinkedIn contribui para essas duas técnicas comerciais, auxiliando a construção de um banco de dados, dando início à tentativa de contato e negociação.
Para aproveitar todo esse potencial, continue lendo e conheça cinco ações essenciais de como prospectar clientes no LinkedIn:
- Otimize seu perfil empresarial
- Compartilhe publicações relevantes
- Procure usuários que interagiram com suas postagens.
- Invista na captura de leads
- Considere realizar anúncios pagos
1. Otimize seu perfil empresarial
O primeiro passo para prospectar clientes é aprender como organizar seu perfil empresarial no LinkedIn.
Segundo a rede social, inserir informações completas em sua descrição aumenta em 30% as visualizações semanais.
Ao criar a sua página profissional, complete o formulário com todos os dados solicitados. Seja conciso, mas garanta o preenchimento completo.
Além disso, é importante que você se lembre de:
- definir e personalizar a URL com o nome da empresa;
- escolher as categorias certas as quais o seu negócio pertence;
- descrever missão, objetivos e valores;
- apresentar produtos e serviços;
- usar palavras-chave associadas ao negócio, pensando em como as pessoas fazem suas pesquisas, para que assim possa ter destaque no buscador do LinkedIn;
- escolher uma boa foto de perfil, podendo ser a logomarca da organização;
- criar uma imagem de capa interessante;
- usar o botão de call-to-action para levar os visitantes ao site ou para uma landing page estratégica.
Além de transmitir uma imagem profissional, ao organizar seu perfil empresarial no LinkedIn, você apresenta as principais informações sobre a empresa para quem visitar a sua página.
2. Compartilhe publicações relevantes
Para ter sucesso na prospecção de clientes no LinkedIn, assim como em outra rede social, é indispensável que você poste conteúdo relevante.
Segundo dados da própria plataforma, empresas que publicam semanalmente recebem 2 vezes mais engajamento.
Gere conteúdo que se conecte com os usuários da rede e com o perfil de cliente ideal da marca. Algumas sugestões para as publicações incluem:
- Compartilhamento de experiências da empresa com clientes e colaboradores. Use o storytelling para gerar identificação e engajamento;
- criação de bons títulos para as publicações;
- compartilhamento de conteúdos de terceiros;
- destaque de frases motivacionais;
- comentários sobre acontecimentos recentes do mercado;
- recomendação de outros perfis;
- resenhas de livros e filmes sobre o seu nicho;
- compartilhamentos de dicas práticas, como ferramentas úteis;
- postagens em datas especiais;
- publicação de conquistas, como o contrato com um novo cliente, a contratação de um novo talento ou a realização de um curso.
Quer um salto no engajamento? Então inclua vídeos e imagens em suas ações. Com elas, as publicações obtêm engajamento 2 vezes maior.
3. Procure usuários que interagiram com suas postagens.
Dentro do LinkedIn, é possível se conectar a usuários que visitaram o seu perfil.
Essa estratégia é interessante porque ela te coloca em contato direto com pessoas que demonstraram interesse por sua empresa ou por suas ideias, ou proposta de valor.
Isso indica que existe algum potencial de interação e esses contatos podem se tornar prospects.
A dica é que você (ou a sua equipe de vendas ou pré-vendas) encontre essas pessoas e faça uma pesquisa sobre elas, tentando entender se elas possuem as características do perfil de cliente ideal do seu negócio.
Na conta gratuita do LinkedIn você sabe apenas um número limitado de usuários que visualizaram seu perfil. Já nas opções de pacote pago, é possível acessar todos eles.
Leia também: Como identificar a dor do cliente e resolver seus problemas?
4. Invista na captura de leads
Uma pergunta comum entre quem está montando uma estratégia de prospecção é: como gerar leads pelo LinkedIn?
Dentro da rede social, você encontra uma ferramenta completa para capturar leads, o LinkedIn Sales Navigator.
Ele funciona como um tipo de software que busca clientes, a partir da segmentação estabelecida por você.
Com esse recurso, você tem em mãos uma poderosa ferramenta com potencial de encontrar usuários que atendam às suas exigências em relação aos prospects.
Isso faz com que os leads que cheguem até você sejam qualificados e possuam as características que você tanto busca em seus clientes.
Dentro da ferramenta, é possível realizar uma pesquisa avançada de leads e empresas, o que permite que você encontre facilmente os tomadores de decisão e clientes potenciais mais relevantes.
A plataforma também oferece outros recursos, como:
- recomendações de leads de acordo com as características definidas na segmentação;
- possibilidade de envio de mensagens aos usuários, mesmo que não esteja conectado a eles;
- criação e compartilhamento fácil de conteúdos de vendas;
- organização de leads e contas com marcadores;
- sincronização com o CRM e mais.
A partir da geração de leads dentro do LinkedIn, você aumenta as suas chances de encontrar contatos já qualificados para vendas, que se tornam prospects quase imediatamente.
Outra vantagem de prospectar clientes no LinkedIn é poder abastecer o banco de dados de marketing para a nutrição de contatos que ainda estão em fases iniciais da jornada de compra, mas que possuem potencial de qualificação.
5. Considere realizar anúncios pagos
Os anúncios pagos são importantes ferramentas dentro de muitas redes sociais. A opção também está disponível na busca por prospectar clientes no LinkedIn.
Uma das formas de realizar campanhas de alcance pago é por meio dos recursos de InMail patrocinado.
Ele permite que você envie mensagens privadas e individuais para potenciais clientes, mesmo que eles não estejam entre as suas conexões dentro da rede.
Também existem outras formas de anúncio do LinkedIn como patrocínio de uma publicação, para que ela tenha mais alcance. Além de anúncios em:
- vídeo,
- imagem,
- carrossel,
- evento e muito mais.
Um dos benefícios de prospectar clientes no LinkedIn é a possibilidade de segmentação do público para que a mensagem tenha maior potencial de conversão.
Dentro de uma estratégia de outbound marketing, as mensagens patrocinadas no LinkedIn ficam no mesmo grupo da cold call. Ou seja, das ligações frias em que um profissional de vendas entra em contato com um lead que não teve nenhuma relação prévia com a empresa.
Contudo, a cold message (mensagem fria) que ocorre dentro do LinkedIn é mais sutil do que as ligações e, por conta da segmentação, pode alcançar prospects qualificados de cargos mais altos, que seriam mais inacessíveis por ligação.
Para completar esse guia de como prospectar clientes no LinkedIn indicamos que assista ao vídeo abaixo, com Felipe Traina, CEO da Salestime.
Nele, você vai encontrar 3 hacks práticos para aumentar as suas vendas usando a rede social de forma inteligente. Ficou curioso? Então dá o play e confira nossas sugestões.
Com todas essas dicas você já pode começar a dar os primeiros passos para prospectar clientes no LinkedIn.
E se você precisa de algo mais robusto e quer alavancar suas vendas em todas as frentes, otimizando o processo comercial, escolhendo as ferramentas certas, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade do time de vendas, venha conhecer a Salestime.
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