O que é um playbook de vendas e como elaborar o seu em 6 passos

O que é um playbook de vendas, quais os objetivos, como criar um e por que ele é importante para o crescimento escalável? 6 passos para a montagem.

Se você possui um negócio e busca recursos para vender mais e ampliar os resultados, certamente já ouviu falar ou sabe o que é um playbook de vendas.

Isso porque o documento é um importante aliado da área comercial de qualquer empresa, direcionando os objetivos e as ações, e funcionando como uma espécie de guia, o que torna o processo comercial mais simples e ajuda o time a seguir uma operação efetiva e com mais chances de sucesso. 

É por conta de todos esses benefícios que, neste artigo, vamos trazer dicas de como criar um playbook de vendas. 

Portanto, se você quer cumprir as metas de vendas traçadas para a organização, confira este texto até o fim e prepare-se para fazer um bom playbook de vendas. 

O que é playbook de vendas?

O playbook de vendas é um guia do setor comercial que apresenta o fluxo de trabalho, reúne informações sobre o produto ou serviço, estabelece e compartilha os resultados que são esperados do departamento e indica os processos que os vendedores devem seguir. 

Por que criar um playbook de vendas? 

O playbook direciona todo o processo comercial de uma empresa e funciona como um manual de vendas.

Como é possível imaginar, é uma ferramenta muito valiosa para o onboarding, que é a etapa de treinamento e recepção de novos vendedores que chegam ao time.

Afinal, ele concentra as informações essenciais e as melhores práticas que os recém-chegados devem adotar para alcançarem bons resultados. 

Além disso, o material é vital para garantir o alinhamento de expectativas e a padronização dos processos comerciais, garantindo a flexibilidade necessária para a atuação dentro de departamento. 

Isso faz com que todos os vendedores da organização sejam capazes de replicar as melhores práticas, já testadas e aprovadas pelos gestores, melhorando os resultados da equipe. 

Também é importante considerar que ao padronizar o fluxo de trabalho, fica mais fácil identificar onde estão as falhas e corrigi-las, para a manutenção da melhoria contínua. 

Não há um tamanho ideal para o documento, tendo em vista que isso vai depender:

  • do porte da operação;
  • das características da empresa;
  • das estratégias e objetivos definidos;
  • da complexidade do processo comercial;
  • do perfil de cliente atendido;
  • do método de vendas utilizado;
  • do ticket médio e mais.

Leia também: Processo de vendas: como estruturar em 8 passos

O que não pode faltar num playbook?

Ente as informações que não podem faltar num playbook de vendas, podemos destacar:

  • Glossário de termos, para eliminar qualquer dúvida sobre algum conceito ou palavras apresentada;
  • Descrição das funções e responsabilidades de cada cargo;
  • Metas e indicadores a serem alcançados;
  • Perfil de cliente ideal;
  • Rotina de atividades do departamento;
  • Modelos de e-mail, scripts de chamada, agendas de reuniões, perguntas de qualificação;
  • Respostas para as principais objeções dos prospects;
  • Plano de carreira;
  • Produtos e preços;
  • Fluxograma de atividades do processo comercial;
  • Ferramentas disponíveis.

Como criar um playbook de vendas? 

Não basta saber quais os objetivos de um playbook: é preciso botar a mão na massa e elaborar o seu próprio documento. 

Fique tranquilo: embora seja um recurso muito importante e várias informações devam ser levantadas para construí-lo, não é um processo difícil. 

Para te ajudar, listamos abaixo um passo a passo de como criar um modelo de playbook para a sua empresa e garantir que todos os principais tópicos sejam contemplados.

Apresente sua empresa 

Dedique algumas páginas à apresentação da empresa e dos seus produtos e serviços oferecidos. 

É válido destacar o diferencial competitivo do seu negócio  e os principais argumentos de vendas que podem ser úteis na abordagem dos clientes, além das dúvidas mais comuns que eles podem ter. 

Também é interessante explicar como a área comercial se estrutura, as funções de cada cargo e os responsáveis pelas atividades da operação. 

Mapeie seu processo comercial 

Antes de criar um playbook de vendas, primeiramente você precisa mapear o processo comercial atual, do início ao fim.

Para isso, considere as seguintes etapas: 

  • observe como ocorre o processo comercial atual (assista a reuniões, acompanhe as fases da prospecção, acesse os e-mails trocados com clientes em potencial e mais);
  • crie um fluxograma, definindo etapa a etapa até a conversão do cliente;
  • reúna a equipe comercial, apresente o fluxo observado e confirme o processo atual.

A partir da visão do que acontece hoje dentro da empresa, será possível avaliar melhorias que devem ser implementadas. Se não houver um direcionamento padrão de trabalho, é hora de criar. 

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Proponha um novo fluxograma de atividades de vendas para cada etapa do funil, estabelecendo as ações necessárias dentro de cada estágio, como:

  • prospecção;
  • qualificação;
  • apresentação e envio de proposta;
  • negociação;
  • decisão de compra;
  • pós-venda. 

Lembre-se de que o objetivo do playbook de vendas, acima de tudo, é orientar a sua equipe. 

Isso indica que é preciso ir além da inserção de informações, é vital que elas estejam agrupadas de forma concisa e coerente. 

Afinal, o documento será compartilhado com novos vendedores, certo? Sendo assim, é essencial que eles, assim que o lerem, assimilem o seu conteúdo e entendam a rotina de trabalho descrita. 

Quer saber mais sobre o onboarding de novos vendedores? No vídeo abaixo, trago dicas valiosas para você treinar seu time de vendas para alcançar a alta performance. 

Liste ferramentas 

Ao mapear o processo comercial, não deixe de fora as principais ferramentas que a equipe comercial utiliza. Para isso, é importante avaliar: 

De que forma as vendas são registradas? 

Qual é o CRM que os vendedores usam? 

Onde é possível guardar e consultar dados históricos das transações já efetuadas? 

Tudo isso deve ser informado. 

Lembre-se de incluir em seu documento todos os programas utilizados e como eles devem ser usados em cada uma das etapas comerciais. Na lista de ferramentas de vendas estão:

  • CRM;
  • plataforma de prospecção ativa;
  • programas para captar leads;
  • sistemas de automação de marketing;
  • software conversacional para realizar a troca de mensagens e centralizar canais como WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger e chatbot, e mais.

Explore a jornada de compra 

Além de ser capaz de explicar o funcionamento da empresa e da área comercial, um bom playbook de vendas também considera o consumidor. 

Ou seja, esse documento também deve conter informações sobre o perfil de cliente ideal do seu negócio e a jornada de compra que ele percorre. 

Certifique-se de incluir todas essas informações ao criar um playbook de vendas. 

Ofereça recursos prontos para a equipe 

Agora que já abordamos amplamente o que é um playbook de vendas e como ele deve ser estruturado, vale dizer que essa é uma ferramenta que também pode ser usada para trazer recursos práticos para os vendedores implementarem no dia a dia. Aproveite o documento para:

  • inserir scripts de conversa;
  • incluir modelos de abordagem que serão úteis para captar clientes;
  • disponibilizar templates de e-mail, e mais.

Aproveite para acessar nosso material gratuito e fazer o download de 10 templates de e-mail para serem usados da prospecção ao fechamento de um negócio. 

Divulgue e mantenha seu playbook atualizado 

Você não vai atingir os objetivos de um playbook se o seu time não tiver acesso a ele.

Opte por diversos formatos de documento, usando ferramentas como Powerpoint ou PDF e o deixe o documento de fácil acesso para todos. 

O playbook de vendas tem como foco concentrar todos os dados essenciais do processo comercial de uma empresa, portanto, ele deve ser mantido atualizado. 

De tempos em tempos, revise o documento e identifique quais pontos foram modificados na rotina ou, então, quais novas ferramentas podem ser inseridas no texto. 

E aí, entendeu o que é um playbook de vendas e como este documento é importante para o seu negócio?

Em nosso blog, você encontra vários outros artigos como este para te ajudar a vender mais e alavancar seus resultados. 

E se você busca apoio especializado para ter uma gestão de vendas eficiente e consultiva em sua empresa, acesse o site da Salestime e agende um diagnóstico. 

Contribuímos com a estruturação de seu processo comercial, capacitação do time de vendas e ainda com a implementação de novas tecnologias que tornam sua empresa mais produtiva.

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