Terceirização de vendas: o que é, quais os prós e contras e quais modelos existentes?

Descubra o que é a terceirização de vendas, quais as vantagens e riscos dela no seu negócio, quando implementá-la e quais os modelos existem.

Você já pensou em adotar a terceirização de vendas da sua empresa para reduzir os custos da operação, aumentar o foco no core business e ter mais flexibilidade para crescer?

Afinal, essas são as principais razões e vantagens, de escolher uma empresa de terceirização de vendas para comandar o seu setor comercial. 

Contudo, mesmo apresentando muitos benefícios, essa opção não funciona para todos os negócios. Além disso, ainda existe muita dúvida sobre o que é, como funciona e quando faz sentido terceirizar as vendas. 

Essas também são dúvidas suas? Então, eu vou agora mesmo solucioná-las. Continue comigo!

O que é terceirização de vendas?

A terceirização de vendas funciona quando uma organização contrata outra empresa para realizar as vendas de seus produtos ou serviços. A empresa de terceirização de vendas é responsável por gerenciar todas as atividades comerciais, entre elas, prospecção, a negociação e o fechamento de novos negócios.

Trata-se de uma opção atraente para empresas que desejam reduzir custos e aumentar a eficiência, mas que não têm a experiência ou os recursos para gerenciar uma equipe interna de alta performance. 

Essa também pode ser uma alternativa viável para organizações que querem expandir suas operações em novos mercados ou segmentos, mas que não possuem o conhecimento ou as relações comerciais necessárias para fazer isso por conta própria.

Leia também: Gestão de vendas: um guia prático e definitivo!

Como funciona a terceirização de vendas?

Na teoria, o funcionamento da terceirização de vendas é bastante simples: a sua empresa contrata outra empresa especializada para realizar algumas ou todas as suas atividades de vendas, o que pode incluir: 

  • Prospecção de clientes: a empresa terceirizada pode ajudar a identificar potenciais clientes alinhados ao perfil de cliente ideal do seu negócio e criar uma lista de contatos a serem prospectados. Ela mesma pode fazer os primeiros contatos e encaminhar leads qualificados;
  • Diagnóstico e elaboração de proposta: o time terceirizado também pode ficar responsável pelas reuniões de diagnóstico, assim como pela elaboração da proposta comercial;
  • Fechamento de vendas: é possível ter acesso a uma prestação de serviços que realize a negociação e a conclusão da venda, ou seja, que finalize o processo de compra com os clientes;
  • Suporte pós-venda: a empresa terceirizada também pode ajudar a fornecer suporte aos clientes depois que a venda foi fechada, avaliando a satisfação desses clientes com o serviço prestado pela empresa. 

Quais as vantagens e riscos de terceirizar vendas?

A terceirização é algo que vem ganhando força no Brasil, segundo um levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA-SP), o crescimento dos serviços terceirizados foi de cerca de 94% durante a pandemia, o que mostra como essa “prática” tem se tornado algo cada vez mais recorrente em vários setores.

Existe uma série de razões para optar pela contratação de uma empresa de terceirização de vendas, que vão desde economia de tempo e recursos até a construção de experiências mais personalizadas para os clientes.

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No entanto, também é necessário lidar com alguns riscos, e é essencial que você conheça todos eles antes de tomar uma decisão.

Para facilitar essa escolha, organizei as vantagens e os riscos da terceirização de vendas, a seguir. 

Vantagens

  • Diminuição das despesas com contratações;
  • Menor burocracia para aquisição de novos vendedores;
  • Otimização de recursos;
  • Especialização do time terceirizado.

Riscos da terceirização de vendas

  • Dificuldade de integração: pode ser difícil integrar a equipe de vendas terceirizada com o time interno e garantir que todos trabalhem em sincronia para atingir os objetivos de vendas;
  • Risco de má escolha da empresa terceirizada: caso a sua empresa escolha uma empresa de vendas terceirizada ineficiente ou sem experiência, isso pode afetar negativamente as vendas e os seus lucros.

Esses são os principais riscos e vantagens da terceirização de vendas. Contudo, entender quando fazer a terceirização também pode impactar os resultados que você vai coletar.  

Quando devo terceirizar as vendas?

Conforme apontado acima, a decisão pela terceirização envolve uma série de prós e contras que devem ser balanceados para que você faça uma boa escolha ao optar pela terceirização. 

De maneira geral, ela é uma boa opção em cenários em que:

  • há um projeto para expandir suas operações para novos mercados ou segmentos, mas que não possuem o conhecimento ou as relações comerciais necessárias para fazer isso por conta própria;
  • a empresa deseja aumentar a eficiência, afinal, uma empresa terceirizada especializada pode ser mais eficiente e ter mais experiência em técnicas de venda, o que pode levar a um aumento nas vendas e lucros;
  • a organização deseja se concentrar em suas atividades-fim e deixar a empresa terceirizada se encarregar das vendas, o que pode ajudar a aumentar a eficiência e os lucros.

Antes de tomar a decisão de terceirizar as vendas, é importante avaliar cuidadosamente os prós e contras e considerar se essa é a melhor opção para você.

Quais os principais modelos de terceirização de vendas?

Optar por uma operação de vendas totalmente terceirizada é bem diferente, por exemplo, de terceirizar apenas o atendimento, por isso, existem alguns modelos que podem ser melhor utilizados como transição. 

Conheça as principais opções para terceirização de vendas que podem ser aplicadas ao seu negócio:

  • Modelo híbrido: é a opção mais comum, aqui você opta por manter uma parte da sua equipe fixa e aumenta seu time de vendas com alguns colaboradores terceirizados;
  • Terceirização completa: não existem vendedores próprios, toda a força de vendas é contratada de forma terceirizada. Ou seja, os representantes não são seus funcionários, trabalham por comissão em cima das vendas e são escolhidos diretamente por você;
  • Terceirização com empresas especializadas: neste caso, você decide deixar toda a operação de venda nas mãos de outra empresa. Ou seja, a empresa terceirizada conta com profissionais de vendas para aumentar a performance.

Agora que expliquei tudo sobre o que é terceirização de vendas, que tal começar a implementar o modelo? Para isso, você pode contar com os serviços de terceirização comercial que a Salestime oferece. 

Te ajudamos a estruturar desde a pré-venda até os pilares da gestão comercial, com foco em aumentar a performance e alcançar as metas do negócio, de maneira escalável. 

Conheça nosso trabalho e entenda como nossos especialistas vão ajudar a alavancar seus resultados.

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Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas a descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
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